28 ABR 2021
CORONAVÍRUS
Prefeitura entrega Polo Emergencial com 17 novos leitos para atender pacientes com sintomas respiratórios
Centro de Emergência dará suporte ao PA Sul e à UPA Norte no enfrentamento da pandemia da Covid-19

O prefeito Daniel Alonso entregou na manhã desta quarta-feira, dia 28 de abril, o Polo Emergencial de Saúde, que fica na avenida Mem de Sá, 360, ao lado da UBS (Unidade Básica de Saúde) Nova Marília, na zona sul da cidade.
O Polo Emergencial, instalado em tempo recorde, conta com total de 17 leitos, sendo uma Sala de Urgência, composta com equipamentos de UTI, para dar suporte a qualquer intercorrência; e 16 leitos de enfermaria, todos com suporte ventilatório (oxigênio).
O local funcionará 24 horas todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados, com os profissionais trabalhando no sistema de plantão 12x36, havendo sempre um médico, um enfermeiro e seis técnicos de enfermagem para o atendimento.
Esse centro de emergência vai trabalhar como suporte ao PA (Pronto Atendimento) Sul e à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Norte, como explica a supervisora de enfermagem da Urgência do município, Cristina Ramos da Silva.
“O primeiro atendimento continuará sendo feito no PA e na UPA, onde o paciente será avaliado, fará os exames e passará pela avaliação clínica do médico, além de ser medicado. Caso haja necessidade de internação e não havendo vaga nos hospitais de referência ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), Santa Casa e HC (Hospital de Clínicas), o paciente virá para cá, onde terá uma assistência em local próprio enquanto aguarda o leito hospitalar”, disse a supervisora.
A entrega do Polo Emergencial contou com as presenças do prefeito Daniel Alonso; do vice-prefeito Cícero do Ceasa; do secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior; dos vereadores Elio Ajeka, Vânia Ramos e Ivan Negão, que foi representado pelo seu chefe de gabinete, Renato Paulino.
Estiveram presentes também representantes da DRS (Diretoria Regional de Saúde), Conselho Municipal de Saúde, ABHU, Santa Casa, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e UBS Nova Marília; além do coordenador Geral de Urgência do Município, Dr. André Carácio; e dos servidores que estarão trabalhando no local.
O Polo Emergencial já começa a funcionar nesta quarta-feira e será um local permanente, como explica o prefeito Daniel Alonso. “Nesse primeiro momento irá atender os pacientes com sintomas respiratórios até em razão da pandemia da Covid-19 mas, assim que essa situação passar, esse local continuará funcionando, ou seja, será permanente e vai atender qualquer situação de urgência e emergência que por ventura acontecer. Agradeço a todos os parceiros que nos ajudaram e também a todos os profissionais da saúde, que não mediram esforços, determinação e empenho para, em tempo recorde, deixar esse espaço como suporte ao PA e à UPA.”
O secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, informou que já havia um paciente para ser transferido ao local. “O Polo Emergencial começa a funcionar hoje e inclusive já tem um paciente na ambulância do Samu para ser transferido para cá. Agradeço a todos que colaboraram para que em 20 dias esse local se tornasse realidade e também a todos os parceiros, que viabilizaram a instalação desse polo, fazendo a doação de equipamentos e medicamentos.”
O coordenador Geral da Urgência do município, Dr. André Carácio, afirmou que o Polo Emergencial é muito melhor que um Hospital de Campanha. “Com certeza é muito melhor, pois aqui será um local permanente e que irá servir a comunidade em qualquer situação após a pandemia. Parabenizo a gestão do prefeito Daniel que, em meio à pandemia, conseguiu montar esse Polo Emergencial. Foi feita uma grande estratégia e saiu essa obra maravilhosa que vai atender a todas as situações de emergência que por acaso a gente tiver. E a equipe que irá trabalhar aqui foi escolhida a dedo, com profissionais altamente capacitados.”
O vereador Elio Ajeka, que integra a Comissão de Saúde da Câmara Municipal, parabenizou a administração pelo investimento. “O prefeito Daniel Alonso está de parabéns e assim como todos que participaram do investimento feito nesse local. Foi um grande passo e agradeço a todos que fizeram um trabalho incansável para a implantação desse Polo Emergencial.”

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM

28/04/2021