14 MAI 2021
CORONAVÍRUS
Prefeitura de Marília alerta uso de atestados falsos para comprovar comorbidades na vacinação contra Covid
Segundo a coordenadora de imunização da cidade, moradores têm levado receitas de familiares ou declarações médicas falsificadas para receberem a dose

A Prefeitura de Marília informou nesta quinta-feira, dia 13, que moradores têm apresentado receitas de familiares ou declarações médicas falsificadas para comprovar alguma comorbidade e tentar tomar a vacina contra a Covid-19 de forma irregular na cidade.
Atualmente, Marília está aplicando a primeira dose da vacina de Oxford/AstraZeneca nas pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades (veja lista abaixo). E para ser imunizado, é necessário comprovar a comorbidade por meio de exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica, desde que conste o CRM do médico.
De acordo com a coordenadora de imunização de Marília, Juliana Bortoletto, os moradores precisam levar um documento atualizado (de 2020 ou 2021), sem rasura e com assinatura e carimbo do médico, para tomarem a vacina.
"Nós encontramos pessoas que levam receitas de familiares, que não é do individuo que está ali no momento, declarações médicas falsificadas, rasuradas, para tentar receber a vacina [...] Então nós estamos com uma equipe capacitada para analisar essas informações e, nesses casos, o paciente é orientado a ser retirado do local", explica Juliana.
Além disso, de acordo com a coordenadora, caso exista uma fiscalização do Ministério Público, a pessoa que levar um documento falso para tomar a vacina e também o profissional que falsificou o atestado podem ser penalizados.

VACINAÇÃO NESTE SÁBADO
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, marcou uma nova ação de vacinação contra a Covid-19 para este sábado (15), das 8h às 19h, no ginásio de esportes da Unimar (Universidade de Marília).
A ação será para as pessoas com comorbidades ou doenças cardiovasculares na faixa etária de 50 anos e mais, que poderão receber a primeira dose da vacina de Oxford/AstraZeneca.
Irão receber a vacina na ação deste sábado as pessoas que fizeram o agendamento prévio pelo link disponibilizado pela Prefeitura.
Além do documento que comprova a comorbidade, o morador precisa levar, no dia da vacinação, um documento com foto e o comprovante de agendamento de horário (impresso ou pelo celular). Segundo a prefeitura, não será permitida a entrada de crianças no local de vacinação.
Confira as comorbidades, de acordo com o Plano Estadual de Imunização:
Diabetes mellitus;
Pneumopatias crônicas graves;
Hipertensão Arterial Resistente (HAR);
Hipertensão arterial estágio 3;
Hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade;
Insuficiência cardíaca (IC);
Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar;
Cardiopatia hipertensiva;
Síndromes coronarianas;
Valvopatias;
Miocardiopatias e Pericardiopatias;
Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;
Arritmias cardíacas;
Cardiopatias congênitas no adulto;
Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados;
Doença cerebrovascular;
Imunossuprimidos;