15 MAR 2019
ETE

A obra da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) na Bacia do Pombo, que atravessa toda a zona oeste da cidade, já está na fase final e a previsão é que esteja concluída até o mês de agosto.

A informação é do engenheiro da Replan, Adalberto Valente, coordenador da equipe que trabalha na Bacia do Pombo. “A obra está em ritmo acelerado e a nossa previsão é que entre julho e agosto esteja finalizada. Estamos trabalhando com 25 funcionários aqui no Pombo, inclusive aos domingos.”

A Replan é uma empresa mariliense e foi a vencedora do processo licitatório da Prefeitura de Marília para realizar a chamada Obra do Século, que foi abandonada por gestões anteriores. Hoje está se tornando realidade e será fundamental na melhora da qualidade de vida da população.

Além do Pombo, a obra acontece simultaneamente na Bacia do Barbosa, que corta a cidade entre as zonas sul e oeste, com outra equipe da Replan formada por mais 25 trabalhadores. Juntas, as duas bacias representam 67% do esgoto do município – os demais 33% são da Bacia do Palmital, cuja obra deverá começar em 2020.

O prefeito Daniel Alonso tem acompanhado o andamento da obra e se mostra amplamente satisfeito. “A obra do tratamento do esgoto era um tabu na história de Marília, que foi retomada pela nossa administração e será concluída ainda este ano nas bacias do Pombo e do Barbosa. É uma alegria para todos nós ver o empenho e comprometimento de toda equipe da Replan, uma empresa da nossa cidade, que vem trabalhando intensamente na realização de um sonho de todos nós, que é ver esta obra pronta e funcionando, trazendo mais saúde, qualidade de vida e desenvolvimento para Marília.”

Esta semana teve início o bombeamento de água do rio do Pombo para encher as duas lagoas de aeração (cada lagoa tem 80 metros de comprimento, 40 metros de largura e profundidade de 4,5m) e assim começar a montagem dos equipamentos de difusor de ar.

“Isto já é um pré-teste para a montagem dos equipamentos para fazer o tratamento do esgoto. Já estamos enchendo a primeira lagoa, que está com 3 metros de profundidade. Assim que terminarmos esta primeira, automaticamente começamos a encher a segunda lagoa, sendo que a previsão é de aproximadamente 15 dias para estar totalmente cheia. Depois será feita a entrega do sistema de aeração, que é através de tubulação em aço inox, que vai injetar nas duas lagoas o ar comprimido para que se inicie os testes do tratamento do esgoto”, afirmou Adalberto Valente.

De acordo com engenheiro, a vazão máxima será de 209 litros por segundo. “Teremos 1,5 kg de ar por segundo em cada lagoa. Da entrada do esgoto no sistema de gradeamento até a saída na escada hidráulica, ou seja, já com o tratamento realizado, o tempo médio será de cinco dias. Teremos uma vazão de 209 litros por segundo, sendo que a partir do início do tratamento, a estação não para mais, isto é, vai trabalhar 24 horas por dia”, informou Adalberto.

BARBOSA

Com relação à bacia do Barbosa, a obra também segue em ritmo acelerado e, de acordo com o sócio-proprietário da Replan, Reinaldo Pavarini, mais de 50% da obra já está pronta.

“No Barbosa, a parte civil da obra já está praticamente concluída. Nos próximos dias daremos início à parte eletromecânica (bombas e geradores). Na bacia do Barbosa há necessidade de duas elevatórias, que também já estão sendo construídas, sendo que serão duas bombas em cada elevatória. Estamos com mais da metade desta estação pronta. A população de Marília pode ficar tranquila que até o final do ano as duas estações – Pombo e Barbosa – estarão funcionando 24 horas. Aproveito para parabenizar à Prefeitura de Marília, que tem dado todo respaldo para a realização desta obra que certamente entrará para a história da cidade”, disse Pavarini.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM

15/03/2019
Fotos da Notícia: Obra de tratamento do esgoto na Bacia do Pombo está na fase final e deve ser concluída até agosto