10 JAN 2022
PARCERIAS
Prefeito Daniel Alonso e ministro Marcos Pontes visitam área para implantação do Parque Tecnológico de Marília
Chefe do Executivo recepcionou ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, que cumpriu agenda nesta segunda-feira (10) na cidade
 O prefeito Daniel Alonso e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, visitaram na tarde desta segunda-feira, dia 10 de janeiro, a área para a futura instalação do Parque Tecnológico de Marília.
A área, localizada no distrito de Lácio, tem cerca de 200 mil m², sendo que o investimento no Parque Tecnológico pode chegar a quase R$ 30 milhões – recentemente o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações abriu uma Chamada Pública que destina R$ 180 milhões para a implantação de parques tecnológicos no país.
Logo pela manhã, acompanhado pelo prefeito Daniel Alonso, o ministro iniciou sua agenda em Marília com uma visita à sede da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília), onde foi recebido pelo presidente da entidade, Adriano Luiz Martins, e também conheceu a implantação de Inteligência Artificial, tema estratégico para a pasta.
Em seguida participou da solenidade de inauguração do Ambiente de Inovação ConnectAcim, que reúne o programa de aceleradora de empresas, incubadora de empresas, da área tecnológica e o instituto de pesquisa da Associação.
A cerimônia contou com a participação de diversas autoridades municipais. Além do chefe do Executivo, estiveram presentes o vice-prefeito Cícero do Ceasa; os vereadores Marcos Rezende (presidente da Câmara), Elio Ajeka, Ivan Negão e Vânia Ramos; deputada estadual suplente, Dani Alonso; secretários municipais e diversos empresários.
Daniel Alonso disse que Marília teve um dia especial e histórico. “Para todos nós é um privilégio receber a visita do ministro Marcos Pontes, com que tive um encontro no mês passado em São Paulo para a implantação do nosso Parque Tecnológico. De lá para cá avançamos bastante e vinda do ministro já é um grande passo para a aproximação com a nossa cidade. Tenho certeza que ele sairá daqui impressionado com a organização e a mobilização de toda a sociedade organizada em promover ações de tecnologia e desenvolvimento. E os conselhos e orientações do ministro nos ajudarão muito nesse processo.”
Marcos Pontes destacou a visita a Marília. “Cumprimos vários compromissos e o dia foi bastante positivo. O futuro do país depende da ciência, tecnologia e inovações. Não só o ministério, mas também a minha pessoa está à disposição e parabenizo o prefeito Daniel Alonso pelo trabalho que tem feito em Marília em todas as áreas, mas principalmente nessa luta pela implantação do Parque Tecnológico, que tem todo o nosso apoio.”
No início da noite, o ministro tem encontro com líderes, empresários e autoridades da região no auditório da Unimar (Universidade de Marília).

O QUE É UM PARQUE TECNOLÓGICO?
Um parque tecnológico é um ambiente onde estão instaladas diversas empresas de segmentos diferentes, mas que têm a tecnologia como ponto focal de seus negócios.
O que difere um parque tecnológico de um distrito industrial é uma gestão voltada à inovação, que estabelece estratégias para integração entre as empresas, com as instituições de ensino e pesquisa, além de serviços especializados para apoiar a competitividade e inovação das residentes neste ambiente.

O MINISTRO
Marcos Cesar Pontes é um tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), atualmente na reserva, engenheiro, astronauta e político brasileiro filiado ao Partido Social Liberal (PSL). Em outubro de 2018 foi eleito segundo suplente de senador na chapa encabeçada por Major Olímpio. Atualmente é Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações do Governo Jair Bolsonaro.
Foi o primeiro astronauta brasileiro, sul-americano e lusófono a ir ao espaço, na missão batizada "Missão Centenário", em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14-bis.
Em 30 de março de 2006, partiu para a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com oito experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade. Retornou no dia 8 de abril, a bordo da nave Soyuz TMA-7. Com o feito, Pontes tornou-se o primeiro brasileiro e quinto latino-americano a ir ao espaço.
De 2011 a 2018, atuou como embaixador da Organização da ONU para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO). Em 31 de outubro de 2018, Marcos Pontes aceitou o convite do presidente Jair Bolsonaro para ser ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações em seu governo

Fotos: Assessoria de Imprensa PMM