27 MAR 2023
SAÚDE
Prefeitura realiza vacinação contra raiva e coleta de sangue em animais para teste rápido de leishmaniose
Ações aconteceram no último sábado, dia 25, na USF Aniz Badra, na zona norte da cidade
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promoveu no último sábado, dia 25, duas importantes ações em animais: vacinação contra raiva e também coleta de sangue para teste rápido de leishmaniose visceral.

As ações foram realizadas pela equipe da Divisão de Zoonoses na USF (Unidade Saúde da Família) Aniz Badra, que fica na Rua Urias Avelino de Moraes, S/N, no bairro César de Almeida, zona norte da cidade.

De acordo com a Divisão de Zoonoses, ao todo foram vacinados 343 Caninos e 77 Felinos, além de coleta de sangue de 97 animais (caninos).

A Leishmaniose Visceral Canina (LVC), também conhecida como Calazar é uma zoonose causada por um protozoário do gênero Leishmania, que acomete os cães, os quais são considerados, no ciclo urbano de transmissão, os principais reservatórios, através do qual, o homem pode se infectar.

PRINCIPAIS SINTOMAS
Os principais sintomas da LVC são perda de apetite, emagrecimento, pelo opaco, queda de pelos, aparecimento de feridas na pele (em especial na face, focinho e orelhas) e, num estágio mais avançado, o crescimento exagerado das unhas (onicogrifose) e perda dos movimentos das patas traseiras (parestesia).

Se não tratada, a doença pode evoluir, atingindo órgãos importantes, como o fígado e a medula óssea. Existem dois tipos de Leishmaniose: a cutânea e a visceral. No entanto, quando falamos em cachorros, a mais comum é a visceral, já que o pet não é o hospedeiro preferencial do outro tipo da doença.

A Leishmaniose canina até poucas décadas atrás resultava na eutanásia dos animais infectados. Porém, com o avanço da medicina veterinária, hoje é possível tratar a doença reduzindo a carga viral e garantindo o bem-estar do pet ao longo da vida.

A doença não é contagiosa nem se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado.