06 AGO 2018
Marília abre Campanha Agosto Dourado para incentivo ao aleitamento materno

Mais que alimentação adequada, o aleitamento materno exclusivo representa saúde e nutrição na fase primordial de desenvolvimento do recém-nascido. É também a continuidade do vínculo afetivo entre mãe e bebê, depois do corte do cordão umbilical. A amamentação no peito é política pública do SUS (Sistema Único de Saúde) e tema de campanha em Marília, durante o “Agosto Dourado”.

Encontro na manhã desta segunda-feira (6), no auditório do gabinete do prefeito Daniel Alonso, marcou o início da 26ª Semana Mundial da Amamentação na cidade. As ações serão realizadas durante todo o mês pelo Poder Público e Sociedade Civil Organizada.

Três mães, atendidas em salas de amamentação de berçários municipais, foram homenageadas. Entre elas, a cabeleireira Joelma Alves Martins, 33 anos, mãe da pequena Mariana Martins Domiciano, de nove meses.

Ela conta que adequou os horários de trabalho para se dedicar às “mamadas”. A mãe encontrou na escola o apoio para a nova rotina. “A equipe deixa a gente muito à vontade e tive todo apoio. A minha intenção é amamentar enquanto ela desejar”, disse a jovem.

LEITE HUMANO É VIDA

A abertura foi feita pelo prefeito Daniel Alonso, ao lado dos secretários municipais Kátia Ferraz Santana (Saúde) e Helter Rogério Bochi (Educação). A solenidade destacou o trabalho da equipe do BHL (Banco de Leite Humano), serviço da Secretaria Municipal da Saúde.

A unidade atua na promoção do aleitamento materno exclusivo; atendimento ambulatorial a lactentes; captação, processamento e distribuição para suprir demanda nutricional de neonatos em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) de Marília.

Segundo informações da supervisora do Banco de Leite, Sandra Domingues, o leite materno, em suas fases (colostro, transição e leite maduro) oferece tudo que o bebê precisa para sua nutrição, imunidade e alimentação, visando desenvolvimento saudável.

“O aleitamento materno favorece a redução da mortalidade infantil. É um gesto de amor que salva vidas. É importante que as mães sejam apoiadas. Agradeço ao prefeito que abriu as portas nesta manhã. Agradeço à secretária da Saúde, que desde que assumiu o cargo, nunca deixou de nos abraçar e abraçar esta causa”, disse Sandra.

POLÍTICAS PÚBLICAS

A gestora da pasta lembrou que o incentivo ao aleitamento materno está entre as políticas públicas, sob responsabilidade do SUS. “A ideia inicial que se tem é que a Saúde se resume em unidade básica, remédio e hospital. Ela é muito mais que isso. O aleitamento é uma das políticas que o Sistema apresenta para que possamos melhorar a qualidade de vida da população. São inúmeros programas”, destacou.

Em Marília, o Agosto Dourado está previsto na Lei nº 8.116, aprovada em agosto do ano passado. A iniciativa foi do vereador José Luiz Queiroz, presente ao ato de abertura das comemorações. O edil, que foi pai pela segunda vez em 2017, participou da abertura da programação.

Avanços também ocorrem em parceira com a sociedade civil e entidades, como a Maternidade Gota de Leite, presente na abertura, por meio da presidente Virgínia Baloni. A instituição atende 100% pelo SUS e, conforme a dirigente, já adota as práticas preconizadas de incentivo ao aleitamento materno exclusivo, passo importante para a conquista do selo Hospital Amigo da Criança.

PARCERIA

Iniciativa conjunta entre a Saúde e a Educação instalou atendimento pioneiro em Marília, onde já funcionam seis salas de amamentação nas Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil). É uma oportunidade de acolhimento adequado para que mães possam amamentar os filhos durante o período em que eles estão na escola.

Uma das unidades escolares onde o programa está em atividade é a Emei Meu Anjo. Representando a sensibilidade dos profissionais de toda a rede e a dedicação das mulheres que amamentam nas escolas, receberam certificado e homenagens as mamães Alexandra Aguillar Barcelon Alves (mãe da Kaira), Marcela Lopes Zuliani Duarte (mãe da Melissa) e Joelma Alves Domiciano (mãe da Mariana).

Participaram ainda da abertura os vereadores José Carlos Albuquerque e Evandro Galete, além de representantes dos vereadores Wilson Damasceno (presidente da Câmara) e Cícero do Ceasa.

As ações do Agosto Dourado em Marília contam ainda com o apoio da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília), que esteve representante na solenidade pelo vice-presidente Manoel Batista de Oliveira, e das secretarias municipais da Cultura, Direitos Humanos e Assistência e Desenvolvimento Social.

Fotos: Júlio César de Carlis/Assessoria de Imprensa PMM

06/08/2018
Marília abre Campanha Agosto Dourado para incentivo ao aleitamento materno
Fotos da Notícia: Marília abre Campanha Agosto Dourado para incentivo ao aleitamento materno