18 JUN 2018
Presidente do Esquadrão da Vida fala da importância da entidade para Marília

O presidente da Comunidade Terapêutica Esquadrão da Vida, Dr. Marcos Martins, visitou na manhã desta segunda-feira (18), o gabinete do Prefeito Daniel Alonso.

Ele falou sobre a importância da entidade para a cidade de Marília e também solicitou um repasse maior de subsídios por parte da Prefeitura de Marília. O vereador Marcos Custódio esteve presente na reunião representando o legislativo municipal. Participaram também os secretários municipais Levi Gomes de Oliveira (Fazenda) e Ricardo Sevilha Mustafá (Administração).

A comunidade terapêutica Esquadrão da Vida completa em setembro de 2018 40 anos de existência. Ela atende homens dependentes químicos em recuperação. Ao todo são mais de seis funcionários e dezenas de voluntários de igrejas evangélicas de Marília e região.

A entidade, em média, possui cerca de 20 internos. “Temos como base principal três vertentes para recuperação dos dependentes: a terapia ocupacional, a promoção da autoestima e principalmente a orientação espiritual. Essa última é sem dúvida o que faz com que os nossos residentes não retornem para as drogas”, disse o presidente Dr. Marcos Martins.

O prefeito Daniel Alonso agradeceu a visita e destacou o excelente trabalho que o Esquadrão da Vida promove na luta contra a dependência química em Marília.

“Tive a informação hoje que a entidade mariliense recupera as pessoas das drogas mais que o dobro da média nacional. Isso mostra a seriedade e excelência no trabalho desenvolvido há anos em Marília”, disse.

Segundo ele, um estudo junto às secretarias da Fazenda e da Administração será realizado para que a subvenção que hoje é repassada para a entidade possa ser aumentada.

O vereador Marcos Custódio falou da importância da colaboração do poder público para as entidades assistenciais da cidade. “A Prefeitura ajuda dezenas de entidades, dentre elas, o Esquadrão que desenvolve de forma maravilhosa os seus trabalhos em Marília. Essa ajuda pode e deve melhorar. Conheço muito de perto o trabalho do Dr. Marcos, dos funcionários e dos voluntários”, disse Custódio.

Quem quiser colaborar e obter mais informações da entidade pode entrar em contato através do telefone (14) 3417-2266. A Comunidade Terapêutica Esquadrão da Vida fica na rua Estados Unidos, n.º 44, no bairro Jockey Clube, na zona sul de Marília.

HISTÓRIA

Nos anos 70 os dependentes químicos de Marília se drogavam com cocaína injetável e medicações associadas ao álcool. Naquela época eram raras as comunidades terapêuticas voltadas para atender estes casos. Foi assim que em 1978 um grupo de pessoas ligadas à 1ª Igreja Presbiteriana Independente fundou o Esquadrão da Vida.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM e Facebook/Esquadrão da Vida