23 OUT 2017
SECRETARIAS
Marília inicia ‘Cidade Limpa’ na abertura da Semana Nacional de Combate ao Aedes

Ação de coleta de resíduos acontece de 23 a 31 de outubro e culmina com a agenda nacional que envolve unidades de saúde, escolas e centros de assistência social

Será aberta em Marília, na manhã de segunda-feira (23), duas grandes ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. O município aderiu à “Semana Nacional de Mobilização dos setores da Educação, Assistência Social e Saúde para o combate ao Aedes aegypti”. Marília também participará da Operação Cidade Limpa, em parceria com a TV TEM.

O lançamento das ações será feito pelo prefeito Daniel Alonso, no início da manhã, na Garagem Municipal (avenida República). Estão sendo mobilizados centenas de servidores, incluindo equipes da Saúde, Meio Ambiente e Limpeza Pública e apoio da Secretaria de Obras.

A primeira região atendida será a zona norte da cidade, seguida da zona leste, centro e oeste, com encerramento na região sul. Em etapa posterior, será feita limpeza também nos distritos de Marília. O programa de iniciativa da TV TEM realizado com as prefeituras, envolverá diretamente as secretarias de Meio Ambiente e Limpeza Pública, Saúde e Obras.

SEMANA NACIONAL

De 23 a 31 de outubro, está assinalado no calendário da saúde a “Semana Nacional de Mobilização dos setores da Educação, Assistência Social e Saúde para o combate ao Aedes aegypti”. Mais de 210 mil unidades públicas e privadas de todo o Brasil estão sendo mobilizadas.

O objetivo é que durante a semana de mobilização a população seja alertada sobre a importância de combater mosquito transmissor de doenças, como dengue, zika e chikungunya, já antes do verão, período do ano quando acontece o maior volume de chuvas, o que facilita a reprodução do Aedes aegypti. Ao todo, serão mobilizadas 146.065 escolas da rede básica, 11.103 centros de assistência social e 53.356 unidades de saúde.

Estados e municípios tem autonomia para definir quais ações serão realizadas durante a ação,mas a orientação da Sala Nacional é que sejam realizadas atividades que envolvam a prevenção e o combate do Aedes, como mutirões de limpeza, distribuição de materiais informativos, realização de rodas de conversas educativas, oficinas, teatros e gincanas.

Em Marília as ações estão sendo articuladas pelas secretarias da Saúde, Educação e Assistência Social, com apoio das demais pastas. Estão previstas palestras, distribuição de material, treinamentos, reuniões com grupos setoriais e atividades de incentivo à sociedade civil organizada.

Em 2017, a cidade registrou 27 casos confirmados da doença. O risco fica maior nestes três últimos meses do ano. O alerta deve se manter nos três primeiros meses de 2018, até o fim da temporada de chuvas. Com o inverno e a estiagem, as notificações tendem a reduzir, porém ainda há risco de transmissão e as ações serão mantidas.

Fotos: Assessoria PMM – Julio César de Carlis