03 NOV 2016
SECRETARIAS
3º Marília Afrofest acontece nos dias 5 e 6 de novembro

Após o grande sucesso na realização das edições anteriores do Marília Afrofest, a Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, e equipe Afrofest, abre dia 5 de novembro, no Ginásio de Esportes CEMESC (Antigo Pedro Sola), o 3º MARÍLIA AFROFEST que pela primeira vez acontece em dois dias – 5 e 6, sábado e domingo, das 11h às 23h. A entrada é 1kg de alimento, que será revertido para as entidades Amor de Mãe e Amor de Criança.

Lançado oficialmente na Praça de Eventos do Marília Shopping em agosto, devido à sua importância foi inserido no Calendário Oficial de Datas Comemorativas do Município. Trata-se de um evento cultural, educativo, social e de beleza que tem por objetivo valorizar a diversidade étnica e sociocultural, ressaltar a importância da participação do negro na construção deste país, visando principalmente às crianças negras, evitando o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

A Equipe AFROFEST é composta por Bruna Ellen Ceolim Silva, Luiz Carlos Theodoro, o Luizinho Sbb, Denise Campos Justino na organização geral e pelo coordenador dos Concursos Claudemir Correia, e Ana Beatriz Rezende Ribeiro, coreógrafa do Grupo de Dança Divas Encaracoladas.

Conta com patrocínio do Banco Bradesco, UNIMAR, Microlins, Mega Easy, Ong AFROBRAS, Faculdade Zumbi dos Palmares de São Paulo, o apoio de Afinity Aluguel de Trajes, Hill Fashion aluguel de trajes, Hotel Estoril, Marília Shopping, The Pasa grupo da Angola/África, Showart Fantasias, Dynah Fashion Delivery em Marília, Leda Boutique, conta ainda com apoio da imprensa local e regional.

Segundo Luizinho Theodoro, da equipe Afrofest, “a programação dos dois dias está recheada de atrações de origem afro como apresentações musicais, de dança, capoeira, rap, samba, Exposições, entre outras”.

Haverá nos dois dias, a partir das 14 horas, o Desfile Top Kids e Teen Beleza Negra; no sábado o Concurso Miss Plus Size com início às 18h30, Desfile de Crespas e Cacheadas, Concurso Mister Beleza Negra das Escolas Estaduais, com a participação de 16 escolas, finalizando com o sensacional Concurso Miss e Mister Beleza Negra com início às 20 horas.

Participam ainda do evento outros coletivos negros que foram se articulando a partir do Afrofest: Coletivo Crespas e Cacheadas, Raízes e Negras Ginga e haverá Praça de Alimentação, o público poderá apreciar a belíssima Exposição de Artes “Tributo à Beleza Negra” das artistas Maria Neusa Caruso Silva e Margarida Lúcio com e Mostra Fotográfica Beleza Negra do fotógrafo Eduardo Dantas, que depois permanecerão na Galeria de Artes até o dia 2 de dezembro para visitação, com entrada franca.