19 MAI 2016
SECRETARIAS
Programa municipal contra violência sexual completa um ano

Em 18 de maio é destacado em todo país o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Nesta quarta-feira, o Programa Municipal Contra Abuso Sexual Infantil e outras Formas de Violência comemorou um ano de seu efetivo lançamento.

Para marcar a data, foi realizado no auditório da Prefeitura Municipal um evento para a apresentação do balanço . Dentro da proposta traçada, os números são positivos.

Desde que começou a ser estruturado, foram capacitados cerca de 700 funcionários públicos que trabalham com crianças  adolescentes. Recentemente foi implantada uma ficha padrão de comunicação, na qual todos os setores municipais, como da educação, saúde e assistência social adotaram para comunicar a suspeita de violência ao Conselho Tutelar.

Este programa é fruto de um trabalho desenvolvido sistematicamente pela Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e Cidadania, através da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres e em parceria com a Unimar – Universidade de Marília, Ministério Público Federal  e outras Instituições.

O objetivo é romper com o ciclo de violência contra crianças e adolescentes, principalmente a violência sexual, e tratar as consequências que ação resulta nas vítimas e seus familiares. Este trabalho está sendo construído há quase um ano por “várias mãos” com o ideal de proteger crianças e adolescentes em face da violência a que eles estão expostos. “É preciso estimular as denuncias para serem apuradas por gente qualificada. Também oferecer retaguarda às vítimas e familiares por profissionais capacitados. A união de forças tem sido importante em Marília”, comentou o Procurador da República Jefferson Aparecido Dias.

A coordenadora de Política para as Mulheres da Secretaria Municipal de Juventude e Cidadania, Mariela Cardoso, explica que: “há um grupo de trabalho multidisciplinar que se reúne periodicamente há quase dois anos para estruturar este programa. Participam representantes da Unimar, do Ministério Público Federal e das secretarias municipais da Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social e Juventude e Cidadania”, explicou.

Prefeito destaca sucesso do programa:

Deste trabalho foram desenvolvidas várias ações. A primeira delas foi à estruturação do fluxo de atendimento da criança vítima de violência sexual, depois de identificado os atores que fazem parte desta rede; implantação da ficha municipal de comunicação de violência; material publicitário e uma cartilha de apoio para os profissionais que atuam com crianças. “Os resultados dentro da proposta são importantes. Estimulando as denúncias, os envolvidos estão sendo punidos de forma exemplar pela Justiça enquanto as vítimas e familiares amparados de maneira qualificada mesmo. Isso é política pública que cuida do ser humano”, disse o prefeito Vinicius Camarinha.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Neide Leati, destacou que com a união de forças a população é a grande beneficiada. “Um tema tão sério como esse precisa dessa ação coletiva”, afirmou.

O secretário da Saúde, Hélio Benetti, ressalta que a maior parte dos abusos é praticada por familiares e conhecidos. “Temos uma política pública forte em Marília exercida por gente qualificada contra esse tipo de crime. Um ano após o lançamento do programa, o resultado é excelente”, afirmou.

Fernanda Mesquita Serva, pró-reitora de ação Comunitária da Unimar, ressaltou a parceria com a Prefeitura de Marília e outros segmentos em benefício da população. “É um programa que vem funcionando graças aos parceiros. Cada um oferece a sua contribuição para se colher resultados plenamente positivos”, destacou Fernanda.

Fotos Wilson Ruiz