05 MAI 2016
CEJUSC itinerante acontece neste sábado em frente ao Terminal Urbano

O CEJUSC de Marília – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania realizará no dia 07 de maio, das 09h às 16h, na Rua Nove de Julho, em frente ao Terminal Urbano de Marília, a 5ª edição do “CEJUSC ITINERANTE: MARÍLIA CIDADÔ, dando continuidade ao Termo de Cooperação firmado entre Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – CEJUSC, Universidade de Marília – UNIMAR, Prefeitura Municipal e Ministério Público Federal – MPF.

Segundo a Chefe do CEJUSC, Juliana Raquel Nunes “o projeto nasceu da necessidade de fomentar a cultura da conciliação, levando a estrutura do Centro Judiciário aos diversos bairros de Marília e cidades circunvizinhas, cumprindo os ideais de prestação jurisdicional efetiva ao aproximar o Poder Judiciário do cidadão.”

A quarta edição do evento, realizada em 21 de novembro de 2015, no Município de Vera Cruz, resultou em 3.963 (três mil, novecentos e sessenta e três) atendimentos, sendo 326 (trezentos e vinte e seis) prestados exclusivamente pelo Cejusc.

Por meio de ônibus equipado e disponibilizado pelo MPF, o CEJUSC de Marília realizará orientações jurídicas e audiências de mediação/conciliação nas áreas de família, como divórcio, reconhecimento de união estável, fixação de alimentos, visitas, regulamentação de guarda, partilha de bens, reconhecimento de paternidade, exoneração de alimentos, bem como relacionadas a direitos patrimoniais, como vizinhança, consumidor, locação de imóveis, acidente de trânsito, renegociação de dívidas, prestação de serviços, telefonia, plano de saúde, entre diversas outras.

A população contará também com diversos serviços prestados por parceiros do evento. O Ministério Público Federal estará presente recebendo denúncias referentes a casos de violação de direitos humanos e atos lesivos ao patrimônio público e social. O INSS comparecerá prestando atendimentos sobre contribuições e benefícios. O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) emitirá carteiras profissionais de trabalho. A Defensoria Pública prestará orientação jurídica à população.

Já a Universidade de Marília – UNIMAR juntamente com a Prefeitura Municipal oferecerá avaliação nutricional, triagem para atendimento Odontológico e Fisioterapia, aferição de pressão arterial, tipagem sanguínea, orientação quanto à obesidade infantil, DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis, combate à dengue, além de diversas atividades culturais e recreativas às crianças, com distribuição de pipoca e algodão doce.

Haverá também exposição de animais, horta suspensa, exposição de animais e distribuição de mudas destinadas à arborização da cidade. Além disso, estarão presentes no evento o Instituto Embelleze e a EFAC – Escola de Formação Profissional da Beleza, que realizarão cortes de cabelo e manicure, bem como a Uniodonto, que prestará orientações e triagem odontológica, com “bocão lúdico”.

As novidades desta 5ª edição ficarão por conta do projeto “Amor no Cabide” em parceria com o movimento “Gratus”, atendendo pessoas em condição de rua, as quais receberão doações de roupas e produtos de higiene; a participação do Sindicato da Indústria e Alimentação de Marília – STIAM, que prestará orientações acerca das técnicas de segurança no trabalho e contará com a presença de advogados trabalhistas; bem como o Projeto Guri, com apresentações de grupos musicais.

A realização do evento conta ainda com o apoio da Coca-Cola – Femsa, Marilan, CONSEG, Portal da Terceira Idade, Almeida Veículos, Secretaria da Cultura / Banda Marcial de Marília, bem como do Jornalista José Henrique Travassos.

Lembrando que todos os serviços oferecidos à população serão gratuitos.

Para divulgação do evento, alguns funcionários do Cejusc estarão no local do evento com o ônibus do MPF, nos dia 02, 03 e 04/05.

Foto: Wilson Ruiz