31 MAR 2015
Prefeitura intensifica ações de conscientização e combate à dengue

A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Saúde – intensificou nos últimos dias os trabalhos de combate ao mosquito da dengue na cidade e as ações de conscientização junto aos moradores sobre os cuidados com a doença.

Entre os dias 23 e 28 de março, o município participou da “Semana Estadual de Mobilização Social para o Cobate da Dengue”. No sábado (28), uma carreata – promovida pelo Corpo de Bombeiros em parceria com a Prefeitura – percorreu as ruas e avenidas do centro da cidade, distribuiu panfletos e encerrou as atividades de conscientização. O evento contou com a presença do prefeito Vinicius Camarinha; do secretário municipal de Assistência Social, Hélio Benetti; do diretor técnico, Danilo Bigeschi, além de outras autoridades; e teve o apoio dos atiradores do Tiro de Guerra e dos agentes de trânsito da Emdurb.

“Esta ação de conscientização foi muito importante porque envolveu um trabalho em conjunto do Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Secretaria Municipal da Saúde e demais órgãos da Prefeitura de Marília. Nós vivemos uma epidemia estadual com a doença. Sabemos que 90% dos focos do mosquito transmissor da doença estão dentro dos imóveis (residências, comércio e indústria). O apoio da população é imprescindível para que juntos possamos vencer esta batalha”, destacou o prefeito Vinicius Camarinha.

“Acreditamos que a mobilização dos moradores deve ser contínua e ocorrer durante todo o ano. Não podemos vacilar e deixar água parada nos recipientes ou em outros locais, facilitando assim a proliferação de criadouros do mosquito. Devemos agir preventivamente. A união de forças entre o poder público e a população é essencial para o combate à doença”, afirmou o capitão Wilson de Góes Júnior, do Corpo de Bombeiros.

Durante a carreata, cerca de 20 mil panfletos sobre os cuidados com a dengue foram distribuídos ao moradores da cidade. “É uma doença que está atingindo em grande escala a região sudeste do país. Além de campanhas de conscientização e de orientações em pontos estratégicos da cidade, nossos agentes de saúde estão realizando visitas periódicas para o bloqueio e controle de criadouros; temos frentes de trabalho agindo na nebulização das regiões Norte e Sul e nos distritos; estamos promovendo vistorias e autuações em imóveis abandonados, entre outras atividades. È importante que a população, com estas informações sobre a dengue, incorpore estes cuidados com a dengue o ano todo”, ressaltou Danilo Bigeschi, diretor técnico da Secretaria Municipal da Saúde.

Nebulização continua nos bairros e distritos

A Secretaria Municipal da Saúde – por meio do setor de Divisão de Zoonoses – e a dedetizadora Agroatta estão dando continuidade, nesta semana, aos trabalhos de nebulização em diversos bairros da cidade e nos distritos. “Estamos com três frentes de trabalho: uma na região Norte, outra na zona Sul e uma terceira nos distritos. Já finalizamos a aplicação do inseticida nos distritos de Padre Nóbrega, Rosália e Avencas. Nesta semana, faremos o bloqueio e controle de criadouros em Lácio”, informou Lupércio Garrido Neto, coordenador do setor de Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde.

“Na região Norte, as nossas equipes já estão finalizando as ações de nebulização nos bairros Castelo Branco e Lavínia. Nos próximos, iremos nos concentrar no Palmital, em direção à Vila Barros”, complementou Eduardo Rocha, responsável técnico da empresa Agroatta.

Na zona Sul, equipes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) também prosseguem nesta semana com os trabalhos de nebulização nos bairros da região. Na terça-feira (31), as ações serão no Parque das Azaléias, Monte Castelo, Tóffoli, Nova Marília (III e IV), Teotônio Vilella, Vila Real e adjacências.

“No total, mais de 30 bairros da região Sul estão recebendo a nebulização. Os trabalhos são executados das 19 horas até a meia noite, e atende um cronograma de atividades estabelecido pela SUCEN”, frisou Garrido Neto.

Notificações e Autuações

Desde o início da campanha “Todos contra a Dengue”, a Prefeitura de Marília – por meio do setor de Fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos – já registrou, até o momento, 639 notificações aos proprietários de terrenos baldios, imóveis abandonados e em construção, que descumpriram a ordem de limpeza e retirada de criadouros de focos do mosquito transmissor da dengue.

“Deste total de notificações relacionados com a dengue, já autuamos em parceria com os agentes de saúde, 40 proprietários de imóveis por não atenderem as nossas solicitações e por insistirem no descaso com a doença”, enfatizou Juliano Bataglia, chefe do setor de Fiscalização de Posturas.

Tiro de Guerra promove mais ações de conscientização junto aos moradores

Atiradores do Tiro de Guerra de Marília vão continuar até o dia 30 de abril, com as ações de conscientização da população sobre o combate à dengue.

No total, 10 equipes do TG compostas por 10 atiradores cada – com o apoio da Prefeitura de Marília – irão percorrer, de segunda à sexta-feira, lojas e residências de diversos bairros do município no trabalho de distribuição de panfletos e na conscientização da população sobre a importância da campanha “Todos contra a Dengue”.

“Para nós, é uma honra participar deste trabalho e esperamos que seja a primeira de muitas ações. Vejo isso como algo de fundamental importância para o ensinamento e crescimento destes 100 jovens atiradores”, concluiu o Subtenente Osmar César Martins, Chefe da Instrução do Tiro de Guerra de Marília.

Fotos: Wilson Ruiz