25 NOV 2014
SECRETARIAS
Obra do esgoto: Projeto quer conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria do Meio Ambiente publicou na edição desta terça-feira (25), no Diário Oficial do Município, edital de licitação para a contratação de uma empresa especializada para execução e gerenciamento do Projeto Técnico Socioambiental do programa de implantação do sistema de tratamento do esgoto. A adequação faz parte de um trabalho do Ministério das Cidades e será desenvolvido nas estações Barbosa, Pombo e Palmital.

“É importante ressaltar que a licitação estará aberta até o dia 08 de janeiro. A obra do esgoto é histórica e grandiosa, um marco na administração do prefeito Vinicius Camarinha que desde o início se empenhou por realizá-la. Junto à obra do esgoto, o município precisa executar um projeto socioambiental, na verdade uma exigência do governo federal, da Caixa Econômica Federal. Uma porcentagem da obra será voltada para ações que conscientizem a população sobre seu ambiente de vida, como: desenvolvimento de atitudes sustentáveis, de ações para coibir ligações clandestinas à rede de esgoto ou destinação inadequada dos efluentes, promoção da educação ambiental e sanitária, incremento do Programa Horta Comunitária, visita às bacias, entre outras”, revelou o secretário do Meio Ambiente, Leonardo Sanches Mascarin.

O secretário afirmou ainda que esse trabalho terá a duração de aproximadamente 16 meses e será realizado junto às bacias que fazem parte do projeto de tratamento de esgoto. “A licitação já está aberta. Hoje para realizarmos atividades de conscientização ambiental é fundamental a participação popular. Queremos que esse projeto desperte essa vontade na população de Marília. Existem várias ações programadas, porém, a presença dos moradores de Marília será essencial para que o projeto tenha êxito”.

Foto: Wilson Ruiz