17 JUL 2014
PROJETOS
Favela do Jardim Universitário: mudança para o Parque das Vivendas beneficia 56 famílias

O prefeito Vinicius Camarinha acompanhou na manhã de quarta-feira (16), a mudança das famílias da favela do Jardim Universitário para as casas do Parque das Vivendas. São 56 moradias construídas para o programa de desfavelamento entre a Prefeitura e o Governo do Estado, através da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano).

As casas de 45 metros quadrados possuem dois ou três quartos, piso de cerâmica, aquecedor solar e muro de arrimo de um metro. “Na minha administração, essa é a quarta favela a ser demolida. As outras três foram as do Santa Antonieta, Jânio Quadros e Altaneira. Já beneficiamos com isso 226 famílias moradoras em favelas e áreas de risco, ou, cerca de mil pessoas. No total, 170 famílias se mudaram para o Núcleo Marina Moretti, na zona norte, e o restante está se transferindo para o Parque das Vivendas. A qualidade de vida chama muito a atenção. É uma outra realidade. Fico muito feliz com isso”, disse Vinicius.

A Prefeitura cedeu caminhões e homens para a mudança. “Sexta feira vamos começar a demolir as moradias da favela. Em seguida, haverá a limpeza completa da área com o planejamento para a destinação pública”, finalizou o prefeito.

No contato com os moradores que deixavam o local, o prefeito ouvia verdadeiras lições de vida que o deixavam emocionado. Linda de Oliveira Silva, mãe de seis filhos, destacou que depois de 29 anos morando na favela está realizando o sonho da casa própria num local realmente digno. “Parece um sonho morar com qualidade”, afirmou.

Erci Cunha de Oliveira, lembrou que agora seus cinco filhos terão uma vida digna. “Foram 18 anos de muitas dificuldades. Agradeço a Deus e ao prefeito Vinicius por essa conquista. É uma nova vida que está começando”, afirmou.

Daiane Letícia da Silva, depois de 13 anos morando na favela do Universitário, comemora a mudança. “Sofri muito aqui com meus dois filhos. O esgoto a céu aberto passando na porta de casa. Quando chovia, a inundação estragava tudo. Era muito triste” ressaltou.

O presidente da Emdurb, Cleber Pinha Alonso, diz ter a sensação do dever cumprido.”Começamos e terminamos. A nova qualidade de vida dessas pessoas é muito gratificante. Por isso, estamos plenamente satisfeitos”, destacou.

Já o secretário de Assistência Social, Hélio Benetti, lembrou que Marília apresentava 23 favelas no início da gestão do prefeito Vinicius. Um amplo levantamento foi efetuado e a partir daí, iniciou-se o planejamento para se cumprir o programa de desfavelamento, cumprindo-se gradativamente. “O prefeito cumpre seu compromisso com a população e erradica a quarta favela. A partir de agora, além da habitação vamos continuar desenvolvendo uma ampla retaguarda de Assistência Social a esses moradores, somando-se a setores básicos na integração com as secretarias da Educação, Saúde, Esportes, Trabalho, Governo e Inclusão além da de Juventude e Cidadania”, afirmou Benetti.

Os vereadores José Expedito Capacete e José Bassiga estiveram também na favela do Jardim Universitário acompanhando a mudança dos moradores para o Parque das Vivendas. “Fico muito feliz pela nova perspectiva de vida dessas famílias”, disse Capacete.

Já o vereador Bassiga parabenizou o prefeito Vinicius pela amplitude da política social do seu governo. “Todos estão vendo na prática”, destacou.

Sobre novas conquistas na área habitacional, o prefeito Vinicius lembrou ter a garantia da Caixa Econômica Federal de mais 2 mil  moradias para Marília para faixa de renda de 0 a 3 salários mínimos. “Minha intenção é destinar até 30% para a sequência do programa de desfavelamento. A meta é realizar o maior programa habitacional da história de Marília e ao mesmo tempo de erradicação das favelas”, destacou.

O planejamento prevê que das 2 mil moradias, mil serão construídas na zona sul e a outra metade na zona norte. “Para quem tem faixa de renda acima de três mínimos(R$ 724) teremos também novidades habitacionais para breve.

Foto: Ligia Ferreira