04 SET 2013
Prefeitura inicia discussão sobre acessibilidade urbana

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Planejamento Urbano, deu iniciou hoje as discussões sobre o projeto de mobilidade e acessibilidade urbana. A primeira reunião contou com a presença do responsável pela pasta, Waldemir Pimentel, e de representantes da Comissão Municipal da Acessibilidade, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Associação dos Deficientes Visuais de Marília (Adevimari).

Para a coordenadora da Comissão Municipal de Acessibilidade, Valéria de Mello Viana,  é fundamental que o projeto seja elaborado com a participação de quem sente na prática as dificuldades pela falta da acessibilidade. Valéria explicou ainda que apesar do projeto contemplar a cidade como um todo, a primeira adequação deverá acontecer no terminal rodoviário urbano, respeitando uma solicitação do Ministério Público.

“Estamos dentro do prazo de elaboração do projeto, estipulado em três meses. . Depois partiremos para o orçamento e execução da obra no terminal. Hoje além do projeto, percebemos da atual administração vontade política de fazer com que o projeto saia do papel”, destacou.

Presente a reunião a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Maria Rosa Del Masso destacou a importância desse projeto e dessa ação entre a secretaria de Planejamento e órgão ligados a pessoas portadoras de deficiência para a elaboração desse trabalho piloto. “De um lado existe uma legislação a ser cumprida, de outro a experiência que só  as pessoas com deficiência  têm  em relação as dificuldades enfrentadas no dia a dia. Essa discussão conjunta é uma importante porta que se abre. Essas mudanças visando a acessibilidade e a mobilidade urbana vai ser positiva para a comunidade de um modo geral”, frisou.

Representando a Associação dos Deficientes Visuais de Marília (Adevimari), Nelson Santos Calneto, apoiou a iniciativa da prefeitura em buscar nas entidades informações que possam ajudar na formatação de um projeto que venha melhorar a acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência visual e com pequenas limitações.

Conforme defendeu o secretário de Planejamento Urbano, Waldemir Pimentel, o poder público tem uma responsabilidade social que deve ser cumprida. “O objetivo discutirmos juntos um projeto de acessibilidade urbano. O Prefeito Vinícius Camarinha quer que essa questão seja discutida e acima de tudo, executada nesta gestão. Vamos começar pelo terminal urbano e na sequência iremos elaborar um projeto de acessibilidade em trecho da avenida Sampaio Vidal, onde já um número maior de circulação de pessoas. A ideia é que o projeto seja posteriormente levado para os bairros. Essa é uma medida que exige uma consciência em relação aos deficientes”, concluiu.

Fotos Wilson Ruiz