08 OUT 2019
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Prefeitura e parceiros inauguram Feira do Produtor Rural na praça da Bíblia

Projeto é inovador e tem por objetivo criar mais uma opção de renda para o produtor rural, através da venda direta, sem atravessadores

Na tarde desta terça-feira, dia 8, o prefeito Daniel Alonso e os parceiros – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marília, Fetaesp (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de São Paulo), Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo) e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) – inauguraram a Feira do Produtor Rural, que funcionará todas as terças-feiras, das 16h às 20h, na praça da Bíblia, ao lado do Espaço Cultural, na avenida Sampaio Vidal, esquina com a rua Paraná, no centro de Marília.

A Feira do Produtor Rural é um projeto inovador, que tem por objetivo criar mais uma opção de renda para o produtor rural, através da venda direta, sem atravessadores, dos produtos produzidos na sua propriedade rural.

A solenidade de inauguração da feira contou com as presenças de autoridades, como o prefeito Daniel Alonso; os vereadores Evandro Galete e João do Bar; e os secretários municipais Ricardo Cavichioli Scaglion (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Nelson Mora (Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico), José Antônio de Almeida (Planejamento Urbano), André Ferioli (Obras Públicas), Marcelo de Macedo (presidente do Daem), Dr. Valdeci Fogaça (presidente da Emdurb) e Claudirlei Santiago Domingues (Tatá – presidente da Codemar).

Estiveram presentes também o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marília; Elias David de Souza; a instrutora do Senar, Ana Paula Zimbardi Lombardi; o diretor do Senai (Serviço Nacional da Indústria, Ronaldo Sotrate Júnior); e representantes da Polícia Ambiental, Caixa Econômica Federal e dos vereadores Mário Coraini e Delegado Wilson Damasceno.

A FEIRA

São 13 famílias de produtores rurais envolvidos no projeto e responsáveis pela organização, gestão e comercialização, sendo que todos eles se capacitaram no Programa Feira do Produtor Rural, promovido pelo Senar, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marília e a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

São eles: família Goes Rodrigues (sítio Sagrado Coração), família Nogueira (sítio Horizonte Azul), Genésio e Cleusa (sítio Santa Maria), Nenão e Regina (sítio Nossa Senhora Aparecida), Agenor e Nilza (sítio Paraíso), família Arruda (Chácara Avohai), Dinha´s (fazenda Lagoa Bonita), Regina e família (sítio Sabedoria Hatanaka), Noboru e Tomiko (sítio Mizuno 3), Alemão (Estância Líder), Sueli e Márcio (sítio São José Boa Esperança), Diogo e Nilde Endo (sítio Pau D´Alho) e família Suegama (sítio Suegama).

O prefeito Daniel Alonso destacou a importância da Feira do Produtor Rural. “Todos os marilienses ganham mais uma opção para adquirir produtos de hortifruti com toda qualidade. Já os produtores rurais terão a valorização do seu trabalho, tendo a chance de um lucro maior através da venda direta para o consumidor, permitindo a troca de experiências e o estreitamento da relação de confiança entre ambos. Agradeço aos nossos parceiros, que viabilizaram a implantação dessa Feira do Produtor Rural. E lembro à população que toda terça-feira os produtores estarão aqui, oferecendo produtos da mais alta qualidade por um preço bem acessível”.

A engenheira agrônoma e instrutora do Senar, Ana Paula Zimbardi Lombardi, falou sobre a feira. “A missão será estabelecer um ambiente favorável para a oferta de produtos sustentáveis diretamente do produtor rural para o consumidor, promovendo o desenvolvimento econômico e social. Temos certeza que o projeto será um grande sucesso e convido a população de Marília a vir conhecer a Feira do Produtor Rural, que acontecerá sempre às terças-feiras na praça da Bíblia”.

O INÍCIO

O programa, que teve início no mês de março, foi desenvolvido nos seguintes módulos: integração, sensibilização, normas e procedimentos, boas práticas de manipulação de alimentos, produtos rurais para comercialização, construções do estande de bambu, comercialização, gestão do negócio, realização de quatro feiras supervisionadas e consolidação do programa.

É um projeto piloto e a Prefeitura, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está sendo protagonista na implementação dessa feira, agregando valores para a agricultura familiar, que é composta por micros e pequenos agricultores. É um benefício para toda a comunidade mariliense e também mais uma forma de escoamento dessa produção de verduras, legumes e frutas em geral”, afirmou o secretário Ricardo Cavichioli.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marília, Elias David de Souza, agradeceu o empenho dos funcionários do sindicato e de todos os parceiros. “Isso tudo é fruto de um trabalho de quase 300 horas de curso. Este era um sonho nosso, que os produtores pudessem vender direto para os consumidores. Com o apoio do prefeito, da Câmara e do secretário, estamos realizando esse sonho. A padronização da feira e a qualidade dos produtos são diferenciais para quem comparecer aqui às terças-feiras.”

Os vereadores Evandro Galete e João do Bar parabenizaram a todos os envolvidos na Feira do Produtor Rural. “Inicialmente a gente cumprimenta o prefeito Daniel Alonso, que abriu as portas para o produtor rural, oferecendo oportunidade para quem quer trabalhar. A feira ficou ótima, com barracas padronizadas e produtos de alta qualidade. Agradeço a todos os parceiros da Prefeitura nesse projeto, que dará muito certo”, disseram os vereadores.

08/10/2019
Prefeitura e parceiros inauguram Feira do Produtor Rural na praça da Bíblia