08 NOV 2019
ETE

Mais 30 atiradores foram conhecer o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto

Nesta sexta-feira (8) pela manhã, mais 30 atiradores do Tiro de Guerra 02/059 de Marília, sob o comando do instrutor sargento Everton Luís Rodrigues dos Santos, foram conhecer o funcionamento da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) na bacia do Pombo, zona oeste da cidade.

Este foi o segundo grupo de atiradores a visitar a obra, já que na última segunda-feira, dia 4, outros 30 jovens que estão fazendo o serviço militar obrigatório estiveram no local, comandados pelo chefe de instrução, sargento Cláudio Gonçalves Penteado.

O último grupo de 30 atiradores estará conhecendo a obra da ETE na próxima terça-feira, dia 12, a partir das 8h30. Os 90 atiradores, que estarão se formando no próximo dia 22, receberam as orientações técnicas sobre a visita e assistiram a vídeos demonstrativos sobre a ETE na segunda-feira (4), no auditório da Prefeitura (2º andar do Paço Municipal), sendo recepcionados pelo prefeito Daniel Alonso e pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Selma Regina Mazuqueli Alonso.

O instrutor do TG, sargento Everton Luís Rodrigues dos Santos, falou sobre a visita do segundo grupo de atiradores. “A ETE é uma área de segurança. É um ponto sensível e que temos que defender, caso ocorra esta necessidade. Além disso, é importante que os atiradores conheçam a realidade da cidade deles, como era antes e como é agora, com o término desta grande obra para toda a cidade de Marília.”

MAIS VISITAS

Outras cinco visitas à obra da ETE do Pombo já estão agendadas, sempre ocorrendo a partir das 8h30. A próxima visitação acontece nesta terça-feira, dia 12 de novembro, com mais 30 atiradores do Tiro de Guerra. Dia 18 será a vez de 30 alunos da Faculdade Católica conhecerem a obra. No dia 25 está confirmada a visita de 30 alunos da Escola Estadual Edson Vianei Alves à obra. E para o dia 27 ficou marcada a ida de 30 alunos das disciplinas de Português e Química do CEEJA – essa visita estava marcada para a quarta-feira, dia 6, mas foi transferida em razão da chuva.

AS BACIAS

A bacia do Pombo recebe 209 litros por segundo e atende uma população de 47 mil pessoas das zonas Oeste e Norte. Já a Bacia do Barbosa atenderá 85 mil pessoas do Centro e Zona Sul com 231 litros por segundo de esgoto.

Já a bacia do Palmital, que será construída nas proximidades do distrito de Dirceu, vai atender uma população de 109 mil pessoas das zonas Leste e Norte. A nova bacia vai receber por segundo cerca de 270 litros de esgoto e será responsável por tratar os outros 30% do esgoto da cidade.

COMO FUNCIONA A ETE

O funcionamento da ETE é dividido em sete etapas:

• Gradeamento – O esgoto que vem das residências contém em média 1% de matéria orgânica e 99% de água. A primeira etapa do tratamento é a retenção de materiais grosseiros, como lixo, em um sistema formado por grades.
  • Desarenação – Na caixa de areia mecanizada, é feita a remoção dos sólidos presentes no esgoto, como areia, pedras, e detritos sólidos de pequeno tamanho, que passaram pelo gradeamento.
  • Geração de Ar Difuso – Três geradores de ar difuso importados produzem o ar que será injetado nas lagoas de aeração, em alta pressão. O sistema é considerado rápido e eficiente, pois potencializa a proliferação de microrganismos que consumirão a matéria orgânica do esgoto, acelerando o processo biológico devido à utilização do ar difuso. O ar pode atingir uma alta temperatura que pode chegar a 100 graus.
  • Lagoas de Aeração – Já sem sólidos visíveis, o esgoto é enviado para o tratamento biológico na lagoa de Aeração. Lá, ele é exposto à ação de microrganismos que promovem a degradação do esgoto e condensam em flocos, a matéria orgânica, que até então estava dissolvida no esgoto. Nesta etapa são feitas verificações das características do esgoto para adequação do processo de tratamento, tais como a quantidade de ar para a flotação das partículas e a separação da água dos flocos resultante desta primeira etapa de tratamento.
  • Lagoas de Decantação – Após o tratamento biológico, o líquido resultante do processo é submetido a um processo de decantação. Os flocos formados vão para o fundo das lagoas, separando-se da parte líquida, que já está livre de impurezas. No fundo estes flocos se juntam a outros, formando o lodo.
  • Leito de Secagem – O lodo produzido durante o processo de decantação será retirado do fundo das lagoas, desidratado, colocado para secar no leito de secagem e posteriormente será transportado para um aterro sanitário especializado. O material após seco pode ser utilizado em diversas aplicações, desde a construção civil, adubo ou ser descartado em aterro sanitário sem provocar danos ao meio ambiente.
  • Devolução do Esgoto Tratado ao Meio Ambiente – O esgoto tratado é devolvido ao meio ambiente com aproximadamente 99% de pureza. Apesar de não ser potável, a água resultante do processo pode ser utilizada como água de reuso para lavagem de vias e praças públicas, irrigação, ou devolvida aos rios e córregos, sem poluir o meio ambiente, pois seu tratamento possibilita esse retorno à natureza sem nenhum tipo de degradação ou dano ambiental.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM

08/11/2019
Fotos da Notícia: Segundo grupo de atiradores do Tiro de Guerra visita obra do esgoto na bacia do Pombo nesta sexta-feira