30 JUL 2018
ETE

Um dia histórico para a cidade de Marília. Foi com esta frase que o chefe do executivo anunciou na tarde desta segunda-feira (30), no auditório do 2º andar da Prefeitura de Marília, a retomada da obra do esgoto, o que irá acontecer já a partir desta terça-feira (31), segundo o sócio-proprietário da Replan, empresa vencedora da licitação, Reinaldo Pavarini, com previsão de entrega até o final de 2019 das bacias do Barbosa e do Pombo, que correspondem a 67% do esgoto do município.

A retomada da chamada “obra do século” foi anunciada durante entrevista coletiva e contou com a participação de um grande número de autoridades, como o prefeito Daniel Alonso; o vice-prefeito Tato Ambrósio; os vereadores Marcos Rezende, Marcos Coraini Júnior, Marcos Custódio, Luiz Eduardo Nardi, João do Bar, Evandro Galete e Professora Daniela, além de representantes dos vereadores Cícero do Ceasa e José Luiz Queiroz.

Estiveram presentes ainda praticamente todos os secretários municipais, representantes da Caixa Econômica Federal e da Replan, representada por Reinaldo Pavarini (sócio-proprietário) e José Camilo Mugnai Vieira (engenheiro responsável).

A Replan tem prazo de 18 meses para a conclusão da obra de tratamento das bacias do Barbosa – que corta a cidade entre as zonas sul e oeste – e do Pombo – que atravessa toda a zona oeste, porém pretende entregá-la entre 14 e 16 meses, ou seja, até o final do próximo ano. Segundo Pavarini, cerca de 100 funcionários diretos estarão executando os serviços a partir desta terça.

De acordo com o processo de licitação, o custo inicial da obra será de R$ 30.756.365,95, com pagamentos mensais por medição, podendo ser reajustado anualmente pelo IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) calculado pela Fundação Getúlio Vargas.

“Para nós hoje é um dia histórico e um privilégio para toda a nossa administração poder entregar a obra de tratamento de esgoto, que é um sonho de todos os marilienses. Agradeço aos diretores da Caixa pelo apoio a este projeto que estava abandonado, e à Replan, que com toda sua competência, ganhou a licitação. Trata-se de uma obra complexa, que agora será feita de forma correta e justa. Tenho certeza que a Replan vai concluir dentro do prazo e é uma vitória da cidade de Marília. Fazemos questão que todos acompanhem o andamento da obra, que trará muita mais saúde e qualidade de vida a toda cidade. E posso adiantar que já estamos trabalhando para que a bacia do Palmital, que atende 33% de Marília, também seja realizada”, disse o prefeito Daniel Alonso.

O vice-prefeito Tato também destacou a importância da obra. “Com o esgoto tratado vamos recuperar a decência da cidade de Marília, que tem uma população trabalhadora. O que me deixa mais feliz é que não estamos buscando empresas de fora. Hoje a obra será feita por uma empresa de Marília, que tem capacidade técnica para isso. É um momento de recuperação da dignidade de uma cidade. Parabenizo o prefeito Daniel e toda sua equipe por mais esta grande obra que irá beneficiar toda a população mariliense.”

O sócio-proprietário da Replan, Reinaldo Pavarini, lembrou que a empresa trabalha em todo o Estado de São Paulo e também em outros estados. “Temos oito engenheiros na empresa e trabalhamos em vários estados do país. Para nós da Replan é uma satisfação muito grande fazer esta obra e queremos entregá-la até antes do prazo de 18 meses. Somos de Marília e só temos que agradecer a todos que estão confiando na nossa empresa. Não iremos decepcionar. Esgoto tratado é fundamental para todas as cidades e Marília em breve estará entre os municípios que têm tratamento de esgoto, melhorando a saúde e qualidade de vida dos seus moradores.”

O vereador Marcos Rezende, vice-presidente da Câmara, parabenizou a atual administração por não medir esforços para que a obra fosse realizada. “O prefeito Daniel, o vice Tato e toda a equipe estão de parabéns, pois a obra do esgoto é um sonho de toda a população mariliense e em breve estará se tornando realidade. Hoje Marília tem uma gestão séria e eficiente, onde prevalece o diálogo. Por isso, a Câmara está dando o suporte necessário para que a cidade se desenvolva cada vez mais e a qualidade de vida da população melhore sempre.”

Fotos: Lígia Ferreira e Mauro Abreu

30/07/2018
Fotos da Notícia: Prefeitura de Marília anuncia a retomada da obra do esgoto. Previsão de conclusão é até o final de 2019