17 AGO 2017
PARCERIAS

Assinatura de convênio ampliará parceria de sucesso entre a Unimar (Universidade de Marília) e a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Além de receber acadêmicos nas escolas, para atividades voltadas à cidadania, crianças da rede também farão visitas e interações no campus universitário.

Durante solenidade nesta semana, com a participação de alunos e educadores, a Unimar e a Prefeitura de Marília assinaram os convênios que definem os termos dos programas “Pensar global, agir local” e “Implantando a cultura da pacificação nas escolas: uma abordagem interdisciplinar”.

A iniciativa envolve, inicialmente, as Emefs (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Olímpio Cruz” e “Nelson Gabaldi”, localizadas, respectivamente, no Jardim Califórnia (zona oeste) e Santa Antonieta (zona sul). Acadêmicos e professores de vários cursos de graduação serão mobilizados

Participaram do evento, para assinatura da parceira, a Pró-reitora de Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva; o secretário municipal de Educação, professor Beto Cavallari; a chefe do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Marília), Juliana Raquel Nunes; as diretoras Samara Cristina Sossai (Olímpio Cruz) e Vanessa Cristina Passarelli (Nelson Gabaldi).

Com a institucionalização das ações, o próximo passo será expandir a proposta para outras escolas e envolver os demais cursos de graduação da universidade. Por meio da interação com os acadêmicos, as crianças são apresentadas a um novo universo, gerando uma troca de experiência enriquecedora.

HISTÓRIA

O projeto “Implantando a cultura da pacificação nas escolas” surgiu da necessidade de fortalecer as intervenções socioeducacionais no ambiente escolar. Os objetivos principais foram reduzir as ocorrências geradas por indisciplina, prevenir conflitos, reduzir evasão e promover a cidadania.

A diretora da Emef Olímpio Cruz conta que o primeiro articulador da iniciativa foi o Pró-reitor de Pós-graduação da Unimar e Procurador da República, Jéferson Aparecido Dias. “Prontamente ele ouviu as nossas angústias e disse que poderia ajudar. Foi então que surgiu um movimento que tem gerado inúmeros frutos e motivado nossa comunidade escolar”, disse a diretora.

As ações contam com o apoio do Cejusc. A partir da assinatura do convênio, as atividades passam por processo de formalização, reorganização e ampliação do contato entre alunos e acadêmicos. A pró-reitora de Ação Comunitária destaca que a secretaria de Educação do município é uma grande parceira da Unimar, em inúmeras frentes.

Temos a alegria de assinar mais um convênio que irá gerar serviços à população e proporcionar, aos nossos alunos, o contato necessário com a prática. Dessa forma, a Unimar cumpre seu papel na sociedade e avança na formação plena dos futuros profissionais. Agradecemos muito à Prefeitura de Marília pela parceria com a Secretaria de Educação”, disse Fernanda.

Beto retribuiu o reconhecimento da universidade e lembrou que, em todo o país, o modelo de gestão mais eficaz e eficiente é aquele que valoriza as parcerias.

Estive recentemente em evento com gestores de Educação de todo o país. Os recursos estão cada vez mais curtos e não garantem resultados. A qualidade do ensino que oferecemos depende muito da nossa capacidade de articular parceiras. Em Marília, temos a Unimar, no nome da Fernanda, uma apaixonada pela Educação, como uma grande parceira”, destacou.

A solenidade terminou com uma atividade física das crianças, com estímulo ao equilíbrio, lateralidade e trabalho em grupo. “Vamos receber as crianças duas vezes por semana aqui no complexo esportivo da instituição, compartilhando de um ambiente propício a inúmeras experiências”, disse a coordenadora do curso de Educação Física da instituição, Regina Célia David Galvani.

Fotos: Júlio César de Carlis

17/08/2017
Fotos da Notícia: Educação e Unimar firmam parceria; alunos da rede terão acesso a complexo universitário