03 DEZ 2014
PROJETOS
Abastecimento: autorização para perfurar três novos poços na zona Norte de Marília é assinada

Este primeiro pacote de investimentos prevê a perfuração de 10 poços, dos quais sete já concluídos ou em execução, além de outros três já autorizados (dois na zona Sul – sistema Cavalete – e outro em Lácio), , bem como  implantação de reservatórios em Nóbrega (200 mil litros), ETA do Rio do Peixe (1 milhão de litros), próximo à Estação Rodoviária (2 milhões) e outro no bairro Riviera (200 mil litros).

“Estamos trabalhando nas quatro regiões da cidade, num total de 10 poços: seis na zona Norte, dois na zonal Sul, um no distrito de Lácio e outro na zona Leste, além dos inúmeros investimentos em adutoras, equipamentos, bombas e modernização do sistema. Não há nada pior do que ficar sem água e é por isso que o abastecimento é tratado como prioridade do nosso governo, com responsabilidade e planejamento. Marília está crescendo de forma dinâmica e o abastecimento d’água precisa acompanhar esse crescimento. Estamos investindo cerca de R$ 10 milhões no abastecimento de água. As melhorias serão gradativas, mas a população já vai sentir a diferença nesse verão. O investimento será permanente nessa área”, afirmou o prefeito Vinicius.

Além dos poços e reservatórios, para ampliar o abastecimento de água em Marília, outra estratégia é a implantação de novas adutoras, já que são indispensáveis para levar a água até as residências. Nesta primeira etapa estão previstas mais duas: ligando o poço profundo da represa Cascata ao reservatório R6 (zona sul); e o Sistema Cavalete ao reservatório do Nova Marília 3.

AMPLIAÇÃO NO ABASTECIMENTO

O diretor do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília), engenheiro João Carlos Polegato informou que cada poço que foi autorizado nesta quarta  terá 260 metros de profundidade com 15 mil litros de água por hora e que devem beneficiar cerca de mais de seis mil pessoas. A expectativa é de que os três poços entrem em funcionamento no prazo de dois meses.

“São obras importantes e que já trazem resultados favoráveis para Marília, cidade que há anos sofria com a falta de investimentos e consequentemente com a de água. Esse pacote é a realização de um compromisso do prefeito Vinicius, desta administração com o abastecimento de água. No total serão oito poços, sendo que as obras dos poços de Padre Nóbrega, Macul e do Tiro de Guerra já estãoem andamento. Naverdade já estamos vendo o reflexo de todo o investimento no abastecimento. A oferta de água tem sido maior, principalmente na região do Macul, com a significativa diminuição das reclamações da falta desse valioso produto. O prefeito investiu na setorização, através desse grande número de poços e a avaliação até agora tem sido positiva. A setorização não é só para o abastecimento, mas também para a manutenção da rede e conserto de vazamentos”, destacou o diretor do DAEM.

“Todo o Estado de São Paulo sofreu com a estiagem histórica e frente a essa realidade, buscar alternativas é fundamental. O objetivo é reforçar o abastecimento em toda a zona Norte de Marília. Outra medida que beneficia a região foi a troca da bomba do poço profundo da Vila Barros, aumentando a potencia de 250 mil para 360 mil litros/hora. Também haverá o reforço dos reservatórios, fundamentais para atender a demanda de acordo com o consumo. Destaco também o poço Cascata que já está reforçando o abastecimento do Maria Izabel, Aeroporto e Cascata, com 200 mil litros de água por hora”, explicou o diretor da autarquia.

VEREADORES ELOGIAM INVESTIMENTO

Ex-diretor do Daem e atual presidente da Câmara Municipal, o vereador Luiz Eduardo Nardi cumprimentou o prefeito pelos investimentos na autarquia. “É preciso registrar o que realmente vem acontecendo na zona Norte, com os investimentos desta administração, as reclamações diminuíram e muito. O problema na região Norte era histórico, até pela topografia, pela dificuldade em se bombear água, mas a setorização veio e em boa hora. Importante destacar que esse sistema adotado pelo Daem diminui a pressão na rede reduzindo significativamente os rompimentos. Saúdo o prefeito, o diretor do Daem e toda a equipe da autarquia pelos investimentos e preocupação em levar água para todas as casas”.

O vereador Herval Rosa Seabra falou da importância do início da perfuração de mais três poços em Marília. “São obras de uma administração que trabalha desde o primeiro dia de sua gestão. Vivemos uma das maiores secas da história de São Paulo e em Marília, felizmente, não houve situações de maior gravidade, houve prevenção. Acho que será o primeiro fim de ano, Natal e Réveillon com uma situação mais confortável para as nossas famílias”.

Fotos: Wilson Ruiz