10 SET 2014
PROJETOS
Prefeitura lança, nesta quinta, novo programa habitacional

O prefeito Vinicius Camarinha lança nesta quinta-feira (11), às 10 horas, o Programa Habitacional da Prefeitura de Marília. E começa com a construção do Condomínio Residencial São Bento, localizado na Rua Mário Bataiola (próximo ao SEST/SENAT, na zona Sul da cidade), que vai atender famílias que ganham até três salários mínimos.

“A construção de moradias é uma das prioridades de nossa administração e será constante daqui para frente. Há muito tempo não havia um investimento como o que iremos realizar na cidade. A população sempre reclamou da falta de construção de casas populares e dos sorteios realizados. Nosso objetivo é reduzir o déficit habitacional, com transparência e com moradias que caibam no bolso do trabalhador, com parcelas acessíveis. Já estamos realizando o projeto de desfavelamento e agora queremos construir mais casas e apartamentos, através de parcerias com a iniciativa privada e também com o governo do Estado e União”, afirmou o prefeito Vinicius.

Até o momento, o projeto de desfavelamento da Prefeitura de Marília já realizou a eliminação das favelas do “Linhão” do Santa Antonieta, do Jânio Quadros, da Vila Altaneira e do Jardim Universitário, fazendo a remoção de cerca de 1.000 pessoas  – que há anos residiam em condições precárias na periferia da cidade. No total, 226 famílias foram transferidas – em parceria com os Governos Federal e do Estado – para as casas do núcleo Marina Moretti (que recebeu 170 famílias), na zona Norte, e o restante para o Parque das Vivendas, na zona Oeste. Este já é considerado o maior programa de desfavelamento implantado na cidade.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES – Para a realização do Programa Habitacional, na próxima semana (15 a 19), em frente ao Terminal Urbano (rua 9 de Julho) será realizado um atendimento especial às pessoas interessadas, esclarecendo dúvidas sobre os procedimentos que serão exigidos para a renovação do cadastro e de como será feita as inscrições de novos interessados.

No período de 22 de setembro e 24 de outubro, no Espaço Cultural “Ezequiel Bambini”, será realizada a atualização do cadastro geral do município com os interessados em novas moradias populares.

O primeiro empreendimento desse programa habitacional é o Condomínio Residencial São Bento, formado por três conjuntos e que totalizam 816 apartamentos. É direcionado às famílias com renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos (R$ 1.600,00) e faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida – do Governo Federal – por meio do Ministério das Cidades e em parceria com a Caixa Econômica Federal. As obras serão executadas pela Construtora Menin.

ESTRUTURA

“Cada apartamento terá dois dormitórios, cozinha, sala, banheiro e uma vaga para garagem. E as prestações ficarão entre R$ 25 e R$ 80 – e serão definidas de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério das Cidades”, destaca o prefeito Vinicius Camarinha.

Cada conjunto residencial terá 17 blocos e contará também com salão de festa, quiosque para churrasqueira, playground, quadra poliesportiva, área verde e portaria 24 horas. O prazo para pagamento é de 120 meses.

“Temos promovido investimentos em obras de infraestutura – principalmente na recuperação de ruas e avenidas; para melhorar o abastecimento e captação de água; e na construção de novas moradias para atender a população mais carente. Tudo está sendo feito para garantir um crescimento sustentável para a nossa cidade”, enfatiza o chefe do Executivo.

Novo cadastro geral começa dia 22

A Prefeitura de Marília – por meio das Secretarias Municipais de Planejamento Urbano, de Assistência Social e da Emdurb (Empresa de Desenvolvimento Urbano de Marília) – realizará entre os dias 22 de setembro e 24 de outubro, no Espaço Cultural “Ezequiel Bambini”, a atualização do cadastro geral do município com os interessados em novas moradias populares.

O atendimento será realizado de segunda à sexta-feira, no horário das 8 às 17 horas. “Para facilitar o esclarecimento de dúvidas, vamos promover entre os dias 15 e 19 de setembro, no Terminal Rodoviário Municipal, um trabalho prévio de orientação à população sobre os procedimentos que serão exigidos para a renovação do cadastro e de como será feita as inscrições de novos interessados”, comenta o prefeito Vinicius.

O Espaço Cultural Ezequiel está localizado na Avenida Sampaio Vidal – em frente ao SENAI. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3402-1000 ou no website da Prefeitura de Marília: www.marilia.sp.gov.br

Foto: Wilson Ruiz