13 DEZ 2019
ETE
Chefe do Executivo vai acionar bombas da ETE do Barbosa e assinará ordem de serviço para construção da bacia do Palmital
Solenidades estão marcadas para terça-feira, dia 17, a partir das 9h, na bacia do Barbosa, zona sul da cidade

O prefeito Daniel Alonso vai apresentar nesta terça-feira, dia 17, a partir das 9h, a obra da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da bacia do Barbosa, que fica na zona sul da cidade.

A solenidade terá ainda o acionamento das bombas para colocar a ETE em funcionamento em caráter experimental e também a assinatura da ordem de serviço à Replan Saneamento e Obras, vencedora da licitação, para a construção da ETE da bacia do Palmital, que ficará na região do distrito de Dirceu.

A bacia do Barbosa é a segunda das três bacias a ter as obras finalizadas pela gestão do prefeito Daniel Alonso – a primeira foi a ETE da bacia do Pombo, que tem capacidade de tratamento de 209 litros de esgoto por segundo e está na fase final de operação experimental, atendendo uma população de 47 mil habitantes da zona oeste e parte da zona norte.

Já a bacia do Barbosa, que será apresentada oficialmente nesta terça-feira, atenderá 85 mil habitantes da zona sul e região central da cidade, com capacidade de tratamento de 416 litros de esgoto por segundo.

E a bacia do Palmital, cuja ordem de serviço será assinada também nessa cerimônia, vai atender uma população de 109 mil habitantes das zonas norte e leste, com capacidade de tratamento de 487 litros de esgoto por segundo.

A previsão é que seja concluída até o final de 2020, fazendo com que Marília tenha 100% do seu esgoto tratado – juntas as bacias do Pombo e do Barbosa, que já estão prontas, representam 67% do esgoto tratado.

A chamada obra do século era aguardada pela população de Marília há mais de 40 anos e se tornou realidade agora em 2019 na gestão do prefeito Daniel Alonso, que retomou e concluiu as obras que foram abandonadas por administrações passadas.

A Prefeitura de Marília e o Governo Federal investiram cerca de R$ 88 milhões para a construção das três bacias, valor 56% menor do que tinha sido previsto no passado.

BACIA DO BARBOSA

A ETE da bacia do Barbosa é formada por seis lagoas, sendo duas de aeração, medindo 120 metros de comprimento por 90 metros de largura cada; e quatro de decantação, medindo 120 metros de comprimento por quatro metros de largura cada.

Com relação à parte eletromecânica, foram construídas duas estações elevatórias: uma fica na região do Pesqueiro do Gato e outra no bairro Homero Zaninoto, com duas bombas em cada; além de um gerador e um painel.

SOLENIDADE

A cerimônia de apresentação da bacia do Barbosa vai reunir diversas autoridades, como o prefeito Daniel Alonso; a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município, Selma Regina Mazuqueli Alonso; vereadores, secretários municipais, empresários e representantes da sociedade civil organizada, além da equipe da Replan.

O prefeito Daniel Alonso destacou a importância da obra do tratamento de esgoto. “Será mais um dia histórico para Marília. No início de junho fizemos a apresentação da bacia do Pombo e agora será a vez do Barbosa. E até o final de 2020 queremos entregar a bacia do Palmital, colocando Marília em outro patamar, melhorando o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da nossa cidade e gerando mais emprego e renda para a nossa população. Só esta obra já valeu ser prefeito, pois vai fazer Marília dar um grande salto na melhora da qualidade de vida de toda a nossa população.”.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM

13/12/2019
Preparação para acionamento das bombas da ETE Barbosa e ordem de serviço da bacia Palmital