Ir para conteúdo do site
Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Prefeitura Municipal de Marília - SP
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
DEZ
17
17 DEZ 2019
ETE
Em mais um dia histórico, Prefeito de Marília aciona bombas da ETE do Barbosa e assina ordem de serviço da bacia do Palmital
Cerimônia contou com a presença de diversas autoridades municipais, empresários e lideres comunitários, além de representantes da Caixa

Assim como havia acontecido em 7 de junho, com o início da operação em caráter experimental da bacia do Pombo, a cidade de Marília teve mais um dia histórico na manhã desta terça-feira, dia 17 de dezembro, quando o prefeito Daniel Alonso acionou as bombas da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da bacia do Barbosa e assinou a ordem de serviço para o início das obras da ETE da bacia do Palmital.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades municipais, empresários e líderes comunitários, além de representantes da Caixa. Estavam presentes o prefeito Daniel Alonso; os vereadores Marcos Rezende (presidente da Câmara), Cícero do Ceasa, Evandro Galete e João do Bar; além de Marcos D´Ávila, representando a vereadora Profª. Daniela; Marcelo de Macedo (presidente do Daem) e praticamente todos os secretários municipais; e toda diretoria da Replan Saneamento e Obras, empresa mariliense e responsável pela execução da obra.

Destaque também para as presenças de José Carlos de Souza Bastos, o Beca, ex-presidente do Daem; Dennis Emanuel de Araújo (diretor do DAEE), Aloísio de Barros Fagundes (Infra Engenharia); José Geraldo Garla (Marilan); Adriano Ávila (Acinco Incorporadora), Mário Herrera (presidente do Sindicato dos Comerciários de Marília); Laerte Rojo Rosseto (arquiteto e urbanista), Guilherme Ferraz (supervisor de área de governo da Caixa) e Carlos Traballi (gerente geral da Caixa – agência Marília).

Marcaram presenças ainda os líderes comunitários Amauri Gonzaga (zona sul), Hélio Bissoli (zona sul) e Ricardo Montestrela (Associação Montestrela); José Paulino (presidente do Sindimmar), Hildebrando de Azevedo (Matra) e Carlos Alberto Prazeres (Matra), entre outros.

O prefeito Daniel Alonso disse que o momento é histórico para toda a cidade de Marília. “Hoje com o acionamento das bombas aqui do Barbosa, vamos ter praticamente 70% do esgoto tratado. E tenho certeza que até o mês de setembro a Replan irá entregar também a bacia do Palmital, cuja ordem de serviço assinamos nesta terça-feira. Desta forma, Marília terá 100% do seu esgoto tratado, o que trará muito mais saúde e qualidade de vida para a nossa população. Agradeço à família Pavarini pelo empenho e dedicação de toda equipe da Replan. É um divisor de águas para nossa cidade e tenho certeza que é a maior obra da história de Marília. Só tenho que agradecer a todos que colaboraram para que essa obra, que tinha sido abandonada por administrações passadas, se tornasse realidade em nossa gestão. Hoje Marília pode comemorar que a chamada obra do século é realidade em nossa cidade.”

O sócio-proprietário da Replan, Reinaldo Pavarini, afirmou que estava vivendo um dia especial. “Hoje é um dia especial para a administração do prefeito Daniel Alonso, para nós da Replan e para toda a cidade de Marília. Para a Replan é um privilégio fazer esta obra, considerada fundamental para nossa cidade. O Brasil é um país carente de saneamento e Marília hoje está à frente de milhares de municípios. Parabenizo o prefeito Daniel pela coragem e determinação por retomar e concluir essa obra. Agradeço a todos e à equipe de Replan pelo empenho durante a realização da obra.”

O presidente da Câmara, Marcos Rezende, destacou a importância da obra. “O prefeito Daniel e o Pavarini foram fundamentais para que a obra do século se tornasse realidade em Marília. O prefeito teve a intuição e a coragem de fazer a obra, enquanto o Pavarini foi quem garantiu a realização. Toda a equipe da Prefeitura converge para o mesmo objetivo e a Câmara, apesar de ser um poder independente, apoia os bons projetos e está colaborando para a reconstrução da nossa cidade.”

Aloísio de Barros Fagundes, da Infra Engenharia, que foi o autor do projeto da obra do esgoto em 1994, sentiu-se emocionado ao ver a ETE do Barbosa finalizada. “Para mim é emocionante estar nesse evento. O grande objetivo do engenheiro é servir a população e é uma raridade ver uma obra que ele planejou ser entregue. Parabenizo o prefeito Daniel Alonso que está concluindo uma obra que havia sido projetada há mais de 25 anos.”

OBRA

A bacia do Barbosa é a segunda das três bacias a ter as obras finalizadas pela gestão do prefeito Daniel Alonso – a primeira foi a ETE da bacia do Pombo, que tem capacidade de tratamento de 209 litros de esgoto por segundo e está na fase final de operação experimental, atendendo uma população de 47 mil habitantes da zona oeste e parte da zona norte.

Já a bacia do Barbosa, apresentada oficialmente nesta terça-feira, atenderá 85 mil habitantes da zona sul e região central da cidade, com capacidade de tratamento de 416 litros de esgoto por segundo.

E a bacia do Palmital, cuja ordem de serviço foi assinada também nessa cerimônia, vai atender uma população de 109 mil habitantes das zonas norte e leste, com capacidade de tratamento de 487 litros de esgoto por segundo. Juntas, as três bacias tratarão 1.112 litros de esgoto por segundo.

A Prefeitura de Marília e o Governo Federal investiram cerca de R$ 88 milhões para a construção das três bacias, valor 56% menor do que tinha sido previsto no passado.

BACIA DO BARBOSA

A ETE da bacia do Barbosa é formada por seis lagoas, sendo duas de aeração, medindo 120 metros de comprimento por 90 metros de largura cada; e quatro de decantação, medindo 120 metros de comprimento por quatro metros de largura cada.

Com relação à parte eletromecânica, foram construídas duas estações elevatórias: uma fica na região do Pesqueiro do Gato e outra no bairro Homero Zaninoto, com duas bombas em cada; além de um gerador e um painel.

 

 

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM

 

Galeria de Fotos:  Ver mais
Publicado: 17 de DEZEMBRO de 2019
Em mais um dia histórico, prefeito Daniel Alonso aciona bombas da ETE do Barbosa e assina ordem de serviço da bacia do Palmital

Rua: Bahia, nº 40 - Centro/ CEP: 17501-900
Atendimento de Segunda-feira a Sexta-feira das 08 ás 17 horas
Inscreva-se em nossa newsletter e receba informativos
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia