16 JUN 2020
CORONAVÍRUS
Comitê de Enfrentamento à Covid-19 decide manter Marília na Fase 2 do Plano São Paulo por mais sete dias
Decisão foi tomada na 14ª Reunião e foi baseada no significativo aumento do número de casos e de óbitos no município

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 (Novo Coronavírus) decidiu manter o município de Marília na Fase 2 (cor Laranja) do Plano São Paulo por mais sete dias.
A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira, após a 14ª Reunião do Comitê, que foi coordenada pelo prefeito Daniel Alonso, e contou com a presença de diversos membros, sendo que a grande maioria deles optou em seguir a recomendação da área médica devido ao aumento significativo de casos e de óbitos nos últimos dias.
O prefeito Daniel Alonso afirmou que, apesar da cidade de Marília ter autonomia para definir a classificação do município no Plano São Paulo, isso será feito com total transparência e responsabilidade, levando-se em conta os critérios estabelecidos pelas autoridades.
“Este é o momento que precisamos regredir e pensar na preservação de vidas. Ninguém mais do que eu quero ver tudo aberto e funcionando, mas nesses últimos dias houve um aumento significativo de casos e de óbitos. Mesmo a Justiça dando essa autonomia para Marília decidir a sua classificação, hoje estamos na Fase 2, ou seja Laranja, o que foi deliberado pelo nosso Comitê”, disse o Chefe do Executivo.
AGLOMERAÇÕES
Daniel Alonso informou que atualmente a maior preocupação é com as aglomerações de pessoas em festas comunitárias e em chácaras, o que dificulta o trabalho da fiscalização.
“Hoje o comércio está funcionando e bem, pois todos entenderam a necessidade da proteção, com o uso de máscaras, de álcool em gel e de se manter o distanciamento. O nosso problema maior está sendo a aglomeração em chácaras particulares e festas comunitárias, onde o trabalho de fiscalização fica prejudicado. As pessoas precisam se conscientizar que a doença é séria e que essas aglomerações facilitam o contágio, podendo contaminar uma família inteira. Existe a necessidade imediata de uma maior conscientização dessas pessoas para evitar essas festas e, consequentemente, aglomerações”, afirmou o prefeito.
REGIÕES
O Chefe do Executivo destacou também que a região de Marília ainda está entre as melhores do Estado, principalmente em relação às mais próximas, como Bauru, Araraquara e Presidente Prudente (ver anexo).
“Os nossos números continuam melhores que as outras regiões mais próximas, mas temos que ficar atentos. Esse momento é de cautela e a população tem que ser a nossa maior fiscal. Se todos se conscientizarem do que precisa ser feito, conseguiremos vencer essa pandemia. A nossa fiscalização, em parceria com a Vigilância Sanitária e com a Polícia Militar, tem feito a sua parte, mas repito, os maiores fiscais têm que ser os próprios cidadãos.”
ÓBITOS
Daniel Alonso lamentou os óbitos confirmados em Marília. “A gente lamenta muito a perda de uma vida e somente nas últimas 24 horas foram três óbitos. Isso é muito triste e me solidarizo com essas famílias, pedindo a Deus que conforte a todos. A gente pede para as pessoas tomarem os cuidados necessários, protegerem-se e evitarem aglomerações. Esse vírus é muito contagioso e a doença é grave. Todos precisam estar atentos e, principalmente, evitar aglomerações.”
A 15ª Reunião do Comitê ficou marcada para a próxima quarta-feira, dia 24, a partir das 15h. No mesmo dia, a partir das 12h30, o Governo do Estado vai anunciar a classificação das regiões administrativas, levando em conta os números da pandemia nos últimos 14 dias.

Fotos: Assessoria de Imprensa PMM