22 JUL 2020
PARCERIAS
Chefe do Executivo vistoria início das obras da terceira passarela na Rodovia do Contorno

O prefeito Daniel Alonso vistoriou na manhã desta quarta-feira, dia 22, o início das obras de reforma da passarela na Rodovia do Contorno (SP-294), entre o posto da Polícia Rodoviária de Marília e o Campus Universitário. Esse é o terceiro dispositivo elevado de pedestres que está sendo instalado na rodovia nos últimos meses.
Outras duas grandes passarelas já foram entregues à população de Marília pelo prefeito Daniel Alonso. Uma fica no km 324,4 próximo à avenida Guiomar Novaes, e a outra na altura do quilômetro km 326, próximo à Faip, ambas na zona norte de Marília.
“Esse é outro importante dispositivo que nós conquistamos junto à Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e à concessionária Entrevias. Desde o início da concessão nós havíamos pleiteado todas essas melhorias e agora estamos sendo contemplados. É muito mais segurança e comodidade para os pedestres que precisam atravessar a rodovia”, disse Daniel Alonso.
As passarelas seguem os padrões técnicos exigidos, incluindo iluminação, tela de proteção lateral, acessibilidade para portadores de necessidades especiais e dispositivos de bloqueio no canteiro central da rodovia, de modo a canalizar os fluxos de pedestres para as passarelas. Em cada uma delas tem um ponto de ônibus em ambos dos lados.
INTERDIÇÃO
Desde segunda-feira (20), a Entrevias interditou um trecho da avenida Maria Fernandes Cavalari, próximo ao quilômetro 451. O bloqueio deve durar aproximadamente cinco meses e será necessário para a execução dos serviços de adequação e recuperação da passarela de pedestres localizada no km 333+200m da SP-333.
O fluxo será interrompido apenas no sentido Oeste da avenida (Marília-Júlio Mesquita). O sentido oposto, Leste, foi adaptado para ser uma via de mão dupla durante o período e com isso receberá o tráfego de ambas as direções (ver mapa de desvio abaixo).
As intervenções serão executadas de modo a atender às determinações técnicas previstas no contrato de concessão com o Governo do Estado de São Paulo. O objetivo é ajustar a estrutura antiga de travessia às novas normas vigente da Artesp e oferecer ainda mais segurança e acessibilidade aos pedestres.
RESTAURAÇÃO
Serão realizados diferentes serviços de construção civil, que visam recuperar ainda outras duas passarelas localizadas na rodovia SP-333 (Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros), nos quilômetros 329+100m e 330+100m, além de uma terceira no km 423+800m já na Rodovia Miguel Jubran, em Tarumã.
Estão previstas novas fundações, rampas e inclinações, a inclusão de elementos metálicos de proteção e segurança, como guarda-corpos, nova iluminação, nova sinalização vertical e infraestrutura para que seja realizado o monitoramento por câmeras.
O investimento da empresa na recuperação dos quatro dispositivos de travessia é de R$ 7,9 milhões. A finalização dos trabalhos deve ocorrer até dezembro deste ano.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM