05 ABR 2019
SECRETARIAS

Uma estimativa de 10 mil pessoas entre participantes, populares e autoridades estiveram presentes no ato cívico e desfile em comemoração aos 90 anos de Marília. A data foi marcada por discursos emocionados, como do Prefeito Daniel Alonso e apresentações de crianças da rede pública municipal e desfile de secretarias e entidades da cidade.

O início das atividades ocorreu com o hasteamento das bandeiras, no Paço Municipal, com a presença de autoridades políticas e militares. O Prefeito Daniel Alonso junto a Primeira Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade Selma Regina Alonso estavam acompanhados dos secretários municipais e do Vice-Presidente da Câmara de Vereador Cicero da Silva.

Os vereadores Evandro Galete, João do Bar e Albuquerque também estavam presentes. Como já é tradição o Tiro de Guerra TG02-059 de Marília e a Banda Marcial Cidade de Marília acompanharam a execução do Hino Nacional e Hino à Marília.

Logo após, 56 alunos dos 4ºs e 5ºs anos da EMEF Professora Nicácia Garcia Gil (Período Integral), através de um coral cantaram as músicas “Ora Bolas” do inédito Projeto Palavra Cantada implantando nas escolas municipais neste ano e da Música “Aquarela do Brasil” de Ary Barroso.

O projeto na escola foi coordenador pela diretora Ana Paula Lopes Galante, Professora coordenadora, Marisa Xavier e pelo professor de Oficina de Educação Musical Carlos Alberto Dário e a instrumentista Professora Adriana Dezzotti Alves.

O discurso representando o Presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Rezende, ficou por conta do vereador Vice-Presidente Cicero da Silva. Ele agradeceu o convite e deu os parabéns a Marília. “Fico muito feliz e honrado em participar desse evento e poder dar os parabéns a nossa Marília. Lembro do meu passado e fico muito orgulhoso da nossa cidade que mesmo com gestões irresponsáveis conseguiu evoluir e chegar até aqui, graças ao povo trabalhador e honesto, disse Cicero.

Logo em seguida, o Prefeito de Marília Daniel Alonso discursou e surpreendeu a todos com suas palavras. “Tenho uma amante e ela se chama Marília e completa 90 anos nessa data”, disse Daniel dirigindo-se a Primeira Dama. Em seguida ele aproveitou a solenidade de aniversário de emancipação política do município para fazer um balanço de seu governo. “Marília está livre dos ranços políticos que a aprisionavam, o problema que a estagnava. Aos poucos fomos colocando a casa em ordem e aquela Prefeitura que devia naquele momento que assumimos com dívida de quase R$ 500 milhões, hoje já reduzimos para R$ 350 milhões” afirmou.

Daniel Alonso elencou algum motivos para comemorar os 90 anos da cidade, entre eles, a intenção de criação do CODEM (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Marília). “Para pensarmos hoje a cidade nos próximos 20 anos. Onde queremos estar?”. O prefeito também falou da segunda maior nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para a cidade, 57 obras “a todo vapor”, da renovação da frota municipal e da qualidade da merenda. Ele encerrou falando da importante obra do Esgoto que será entregue ainda este ano para a população.

Logo após da fala do Prefeito foi iniciado o desfile na Avenida Sampaio Vidal com a apresentação do Tiro de Guerra, Polícias Militar, Rodoviária e Estadual, Bombeiros seguido pela frota renovada de diversas secretarias. A presença esperada por todos era da mascote da obra do esgoto de Marília, o “Limpinho”, recentemente escolhido por concurso cultural promovido pela Secretaria de Assistência Desenvolvimento Social. Ele esbanjou simpatia e educação ambiental a todos que estavam acompanhando o desfile.

No avenida também teve a participação das escolas municipais e Estaduais de Ensino, Sesi, Senai, Uapem, Apae, Secretaria da Saúde, Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude , Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Social , Secretaria da Cultura, Daem, Frota da Prefeitura, Colégio Objetivo,  Banda Marcial Bezerra de Menezes, 100º Grupo de Escoteiros Cristo Rei, Jipeiros, Fusca Clube, Clube do Opala, Jeep Clube, Grupo de Veículos Antigos, GT Auto Escola, Fanfarra do Centro Comunitário São Judas  Tadeu, Educandário Bento de Abreu Sampaio Vidal, Clube dos Desbravadores da Igreja Adventista, Clube dos Aventureiros Leão Kids, entre outros.

No final, através de uma doação da Coca Cola Femsa, 5 mil pedaços do tradicional bolo de aniversário da cidade junto com refrigerantes foram entregues a população.

Fotos: Mauro Abreu/ Lígia M. Ferreira/Assessoria PMM

05/04/2019
Fotos da Notícia: Grande Desfile Cívico-Militar atrai mais de 10 mil pessoas no aniversário dos 90 anos de Marília