19 JAN 2021
CORONAVÍRUS
Prefeito Daniel Alonso e governador João Doria dão início à vacinação contra a Covid em Marília
Técnica de enfermagem da Famema, Francine Rita de Cássia Domingues Viana, foi a primeira mariliense a ser imunizada

O prefeito Daniel Alonso e o governador João Doria deram início na tarde desta terça-feira, dia 19 de janeiro, à vacinação contra a Covid-19 (Novo Coronavírus) em Marília, durante solenidade no Complexo HC/Famema.
As primeiras 2.680 doses da vacina do Instituto Butantan, denominada Coronavac, haviam chegado ao município no início da noite de segunda-feira (18). Um novo lote da vacina deve chegar a Marília ainda na noite desta terça-feira, garantindo assim a imunização de todos os profissionais de saúde.
Além do governador João Doria e do prefeito Daniel Alonso, estiveram presentes a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Marília, Selma Regina Mazuqueli Alonso; Dra. Regiane de Paula, coordenadora do Programa Estadual de Imunização; diversos secretários municipais, prefeitos de cidades da região; secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi; além da diretoria e profissionais de saúde do Complexo HC/Famema.
A técnica de enfermagem Francine Rita de Cássia Domingues Viana, de 32 anos, foi a primeira mariliense a receber a vacina contra a Covid, que trabalha no HC/Famema há quatro anos e contraiu a doença no mês de dezembro.
O prefeito Daniel Alonso agradeceu ao Governo do Estado por incluir Marília entre as primeiras cidades a receber a vacina. “Estamos muito gratos ao governador João Doria por ter colocado Marília entre as primeiras a ser beneficiada com a vacina e por vir a nossa cidade participar desse dia histórico. Após 11 meses de muito sofrimento a nossa esperança era a vacina e ela chegou. Agora é dar sequência nesse processo de imunização para que possamos vencer essa pandemia.”
O chefe do Executivo ressaltou que o Plano Municipal de Imunização está pronto e será apresentado em sua totalidade na próxima segunda-feira, dia 25. “O nosso Plano Municipal já está pronto há algum tempo e na segunda-feira iremos dar mais detalhes, mas a prioridade nesse primeiro momento será a imunização de todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente desse enfrentamento”, afirmou Daniel.
O governador João Doria destacou a importância das prefeituras para a execução do Plano Estadual de Imunização. “Inicialmente agradeço a presença do prefeito Daniel Alonso e da sua esposa Selma Regina. As prefeituras têm uma responsabilidade grande para a execução do nosso Plano Estadual de Imunização, que está pronto desde setembro de 2020. Hoje já temos condições de vacinar 3 milhões de brasileiros de São Paulo e já solicitamos junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a liberação de um novo lote. Lembro que o processo de imunização será longo e que há necessidade da população continuar usando máscaras, fazer a higienização das mãos e manter o distanciamento, evitando aglomerações. O momento é de proteger vidas.”
João Doria lembrou que a Coronavac é a única vacina disponível no momento e cobrou o Ministério da Saúde. “Onde estão as outras vacinas? Atualmente a única vacina no país é a Coronavac e graças ao Instituto Butantan de São Paulo. O Ministério da Saúde tem que responder sobre as outras vacinas, pois estamos numa segunda onda da Covid e que pode ser ainda pior que a primeira.”
VACINAÇÃO
Além da técnica de enfermagem Francine Viana, foram vacinados também logo após a solenidade com o governador, os seguintes profissionais de saúde do HC/Famema: Silene El Fakhouri (médica coordenadora da UTI Adulto), Roberta Precipito Krusicki (fisioterapeuta), Vilma Ribeiro de Paula (higiene UTI Covid), Ana Carolina Mazzi Miranda Martins (fisioterapeuta), Guilherme Genta dos Santos (médico), Eder Fischer (auxiliar de enfermagem), Rafael Henrique Pereira (técnico de enfermagem), Viviane Fernandes Gallina (enfermeira), Elaine Cristina dos Santos (enfermeira), Luciana da Rocha (auxiliar de serviços gerais), Aline Cristina e Silva Paes (médica ginecologista), Mayara Aparecida M. Viana (médica pediatra), Aline Daiane Neves Diniz (enfermeira), Cláudia Cristina Gama Cunha (enfermeira), Micheli Aparecida de Oliveira Correia (técnica de enfermagem), Juliana de Lima (técnica de enfermagem), Leandra Roberta Destro Julien (fisioterapeuta), Tatiana Souza de Castro Silva Ricci (fisioterapeuta) e Sandra Valéria da Silva (auxiliar de serviços gerais).

Fotos: Mauro Abreu e Julio Cesar de Carlis

19/01/2021