22 JAN 2021
CORONAVÍRUS
Prefeitura lança Programa Imuniza Marília e dá início à vacinação dos profissionais de saúde da linha de frente Covid
Nessa etapa serão 2.655 profissionais que serão imunizados com a primeira dose da vacina

O prefeito Daniel Alonso lançou oficialmente na manhã desta sexta-feira, dia 22, na UBS (Unidade Básica de Saúde) Nova Marília, na zona sul da cidade, o Programa Imuniza Marília, dando início assim à vacinação dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia da Covid-19.

Na última terça-feira, dia 19, a vacinação tinha começado pelos profissionais de saúde do Completo HC/Famema, em cerimônia que contou inclusive com a presença do governador João Doria.

E agora, nesta sexta-feira, até com três dias de antecedência do que previa o Plano Estadual de Imunização contra a Covid, teve início a vacinação dos profissionais da linha de frente Covid que trabalham nos seguintes locais: UPA Norte, PA Sul, PA São Francisco, PA Unimed, ABHU (atendimento Covid-19), Santa Casa (atendimento Covid-19), Unidades de saúde sintomáticas, mistas e assintomáticas; Programa Melhor em Casa, Maternidade Gota de Leite, Proiid (Programa Interdisciplinar de Internação Domiciliar) e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

A expectativa é que durante esta sexta sejam vacinados um total de 2.655 profissionais desses locais. Já na segunda-feira, dia 25, serão imunizados mais 394 pessoas, sendo 215 idosos e 179 profissionais que estão nas seguintes Instituições de Longa Permanência para Idosos: Santa Rita de Cássia, Mansão Ismael, Casa do Caminho, Villa Amor, Lar São Vicente de Paulo, Qualitti e Morada Sênior.

O prefeito Daniel Alonso destacou o lançamento do programa e o início da vacinação. “Nós precisamos de todos esses profissionais da linha de frente no enfrentamento à Covid-19 para que possam cuidar da nossa população e nada mais justo do que iniciarmos essa vacinação por eles, inclusive com três dias de antecedência do que previa o Programa Estadual de Imunização. Só tenho que agradecer a cada um deles pelo empenho e determinação, fazendo com que Marília tenha uma taxa de letalidade de apenas 1,29%, que é uma das menores do Estado de São Paulo e do país.”

O secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, está otimista quanto à chegada de mais doses da vacina Coronavac à cidade nos próximos dias. “A nossa expectativa é muito positiva, pois o Governo tem abastecido todos os municípios. Para a primeira dose já temos o suficiente para esses grupos prioritários e aguardamos a vinda de mais doses para garantirmos a segunda dose da vacina para os grupos prioritários. Na segunda-feira, dia 25, a Secretaria Municipal da Saúde estará com suas equipes volantes indo a esses locais de longa permanência de idosos.”

OS PRIMEIROS A SEREM VACINADOS
Na solenidade desta sexta-feira, na UBS Nova Marília, os primeiros a serem vacinados foram a médica Maria Júlia Guimarães Pelegrina Grancieri; a enfermeira Priscila Cruzzi; o técnico de enfermagem Júlio César Carvalho da Silva; e a servidora do setor de limpeza da unidade, Débora Cristina Araújo.

As autoridades foram recepcionadas pela enfermeira responsável, Cristiane Anselmo Ferreira. Estiveram presentes o Assessor Especial de Governo, Dr. Alysson Alex Souza e Silva; a chefe da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Arrigoni; o supervisor da Vigilância Sanitário, Luciano Villela; a coordenadora de Serviços Administrativos da Secretaria da Saúde, Edinalva Neves Nascimento; e a chefe da Sala de Vacinas, Juliana Bortoletto; além do chefe do Executivo e do secretário da Saúde.

CRONOGRAMA
De acordo com o Plano Estadual de Imunização de São Paulo, após os trabalhadores da Saúde e os idosos institucionalizados com mais de 60 anos de idade (cuja segunda dose está prevista para 15 de fevereiro); na sequência virão os idosos com mais de 75 anos (1ª dose prevista para 8 de fevereiro e segunda dose para 1º de março); depois os idosos entre 70 e 74 anos (previsão 15 de fevereiro a primeira dose e 8 de março a segunda); a seguir os idosos entre 65 e 69 anos (com previsão para 22 de fevereiro a primeira dose e 15 de março a segunda); e os idosos entre 60 e 64 anos (1ª dose prevista para 1º de março e segunda dose para 22 de março).

“O cumprimento desse cronograma depende exclusivamente da chegada das doses de vacina necessárias, tanto do Governo Estadual como do Governo Federal. A gente sabe que todos os esforços estão sendo realizados nesse sentido e esperamos que o mais breve possível toda a população possa ser imunizada. Enquanto isso é extremamente importante que todos continuem usando máscaras, fazendo a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel, mantendo o distanciamento social e evitando aglomeração. Peço a compreensão e a colaboração da população nesse sentido”, afirmou Daniel Alonso.

Marília conta atualmente com 67 salas de vacinas cadastradas, sendo cinco privadas e 62 públicas. Destas 62 unidades públicas que realizam vacinação, 50 delas estão na Atenção Primária à Saúde.

Para o planejamento das ações de vacinação, as equipes de Vigilância Epidemiológica e Imunização e Vigilância Sanitária trabalham em conjunto para a realização das estratégias embasadas nos Planos Nacional e Estadual de Imunização.

Fotos: Mauro Abreu e Julio Cesar de Carlis

22/01/2021