26 ABR 2021
CORONAVÍRUS
COMBATE À PANDEMIA: Prefeitura desmente Fake News dos R$ 70 milhões e apresenta números e prestação de contas à Comissão da Covid da Câmara
Marília recebeu R$ 43.302.142,33 entre recursos federais, estaduais e doações, contados 2020 e 2021.

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, desmentiu nesta segunda-feira, dia 26 de abril, à Fake News dos R$ 70 milhões, criada por alguns órgãos de imprensa da cidade, referindo-se ao suposto valor recebido pelo município para o combate à pandemia da Covid-19.
A apresentação dos números corretos das verbas recebidas por Marília para o enfrentamento da pandemia ocorreu na Câmara Municipal, com as presenças do chefe de Gabinete, Márcio Augusto Sposito; do Assessor Especial de Governo, Dr. Alysson Alex Souza e Silva; e do secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior. Na ocasião também houve o protocolo das respostas dos questionamentos feito pela Comissão de Vereadores de que trata do assunto.
A Câmara esteve representada pelo presidente Marcos Rezende e pelos vereadores Vânia Ramos (integrante da Comissão do Covid do Legislativo) e Junior Moraes. Já o vereador Ivan Negão, também integrante da comissão, foi representado pelo seu chefe de gabinete, Renato Paulino – o vereador Elio Ajeka, outro que integra a comissão, não pôde comparecer.
Ao invés dos R$ 70 milhões, divulgados por essas Fake News, Marília recebeu exatos R$ 43.302.142,33, ou seja, pouco mais de 60% do valor propagado em redes sociais e também por alguns órgãos de imprensa.
Os recursos foram provenientes dos governos federal (R$ 38.624.594,86) e estadual (R$ 4.603.547,47), além de R$ 74.000,00 do Poder Judiciário.
O Assessor Especial de Governo, Dr. Alysson Alex Souza e Silva, afirmou que a transparência sempre foi marco na gestão do prefeito Daniel Alonso. “Fizemos questão de dar esse esclarecimento porque 70 milhões é mentira e não existe isso. Quem disse 70 milhões está dizendo mentira. A verdade esta aí e a população pode ter certeza que a nossa gestão é transparente e temos avançado muito, sendo que o nosso Portal da Transparência está entre os melhores do Estado e do País.”
Já o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, explicou o porquê dos questionamentos da Comissão da Covid da Câmara não terem sido respondidos dentro do prazo. “Quando recebemos esses questionamentos, a comissão nos deu apenas cinco dias de prazo para responder a todos os questionamentos. Não teríamos condições de responder nesse prazo, já que estamos atravessando um momento bastante crítico da pandemia e temos que priorizar o atendimento a nossa população. Isso foi feito e agora estamos aqui com todos os números, entregando à comissão para que ela possa avaliar. Mesmo com todas as dificuldades, inclusive com déficit de 46% na mão de obra, Marília está em 158º lugar no ranking de vacinação, superando a média nacional. As nossas ações têm sido elogiadas pela população e isso nos motiva a continuar trabalhando com essa determinação, superando todas as dificuldades. Estamos sempre à disposição para prestar os esclarecimentos, mas não podemos ficar perdendo tempo com Fake News. Precisamos continuar cuidando da população da melhor forma possível.”
Cássio revelou que Marília está criando 18 novos leitos de suporte ao atendimento dos pacientes com sintomas respiratórios e que já realizou um total de 91.769 testes para Covid-19 entre RT-PCR (63.846), rápido (18.592) e sorológico (9.371).
A vereadora Vânia Ramos agradeceu aos representantes do Executivo e afirmou que a comissão irá analisar os números apresentados pela Secretaria Municipal da Saúde. “A Comissão da Covid tem trabalhado bastante, visitando os locais de atendimento, conversando com médicos e enfermeiros. Agradecemos à presença dos representantes da Prefeitura que nos entregou as respostas dos questionamentos que havíamos feito e que serão analisados pela nossa comissão.”
O presidente da Câmara, Marcos Rezende, destacou o diálogo entre os poderes Legislativo e Executivo. “São poderes independentes sim, mas que dialogam em busca do melhor para a nossa população. O objetivo é o bem estar dos cidadãos de Marília e agradecemos a todos que aqui vieram prestar esses esclarecimentos. A Câmara continuará fiscalizando e apoiando os bons projetos em prol da nossa cidade.”

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM