28 AGO 2017
PARCERIAS
Saúde Municipal, Marília Shopping e Protetores fazem parceria para retomar ‘CãoMiada’

Parceria inédita entre a Secretaria Municipal de Saúde, Marília Shopping, ONGs e grupos protetores de animais da cidade, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura, retoma após dois anos o evento “CãoMiada”. A proposta inclui ações de saúde, doação de animais, estímulo à posse responsável e atrações recreativas para cães e tutores. Os preparativos já começaram.

A iniciativa, instituída como evento oficial do município, não era realizada desde 2015. A retomada foi determinada pela Secretaria Municipal de Saúde e contou com apoio das organizações de apoio ao bem-estar animal.

Todas as ONGs e grupos organizados de protetores da cidade foram convidados para participar, visando resgatar essa importante atividade. O apoio do Marília Shopping está sendo fundamental e potencializará os resultados. Estamos muito agradecidos aos parceiros”, destacou a secretária de saúde, Kátia Ferraz Santana.

O bem-estar animal, lembra a titular da pasta, está relacionado à saúde pública, uma vez que a posse responsável (incluindo os cuidados de higiene, vacinação, entre outros) favorece o convívio harmonioso entre animais domésticos e a população em geral, evitando a transmissão de zoonoses.

Nesta semana, reunião na secretaria contou com a presença das protetoras e veterinárias Tatiana Mansur Schelini e Maria Helena Martins, respectivamente, representantes das ONGs Anima e Adote. Também participou a veterinária Luciana Fonseca, do grupo Anjos dos Bichos.

Precisamos avançar muito na questão da posse responsável. Os problemas que nos deparamos, os abandonos, os maus tratos, animais doentes que encontramos na cidade retratam a falta de responsabilidade das pessoas. O poder público fazendo sua parte e a sociedade fazendo a dela, vamos melhorar bem esse cenário”, afirmou Luciana.

A programação está sendo definida, mas já estão confirmadas as ofertas de alguns serviços, como a vacinação antirrábica, doação de cães, distribuição de material informativo sobre posse responsável, leishmaniose visceral canina, além de atividades performáticas com cães e presença do Canil da Polícia Militar.

O gestor de marketing do Marília Shopping, Gustavo Godinho, afirmou que a integração entre saúde, serviços Pet, ação social das ONGs e entidades do seguimento, com entretenimento contempla a proposta de aproximar o centro de compras ainda mais das necessidades das pessoas. “Será um grande evento, com uma proposta que alia saúde, apoio social, além de diversão“, afirmou.

Foto: Carlos Rodrigues