27 OUT 2016
SECRETARIAS
Cine Cultura exibe Sessão Francesa de Cinema

O Cine Cultura exibe neste sábado, 29, às 15h30 mais uma sessão especial de cinema com filmes franceses, dentro do Projeto “Embaixadores Universitários da França – Estado de SP”, projeto de extensão da UNESP, UNIMAR e FAJOPA que tem o objetivo de divulgar a língua e cultura francófona.

O filme selecionado para esta sessão será “As Férias do Pequeno Nicolau”, lançado em dezembro de 2014, com direção de Laurent Tirard (1h 37min), e tem no elenco Valérie Lemencier, Kad Merad e Mathéo Boisselier.

O projeto que se repete bimestralmente tem a realização dos estudantes de Relações Internacionais da Unesp, Juan Orellana e Pedro Garcia, em parceria com a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Os presentes recebem certificados, a entrada é franca e as exibições são seguidas de rodas de conversa com os participantes e são dividas em categorias: Ação, Aventura, Comédia, Drama, Ficção Científica, Guerra, História, Infantil/Educação, LGBT, Mudo, Política e Romance; mostrando o cinema sob diversas óticas.

O CARI – Centro Acadêmico de Relações Internacionais “Diplomata Sérgio Vieira de Mello” da UNESP Marília iniciou no ano de 2015 um projeto de divulgação da língua e cultura francófona na cidade de Marília, o projeto foi criado no estado de Minas Gerais pelo SCAC – Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França no Brasil.

Dentre as atividades desenvolvidas está o “Cine Français”, com exposições mensais na UNESP, UNIMAR e FAJOPA que busca mostrar aos estudantes um pouco da estética cinematográfica francesa, através da exibição de filmes e documentários.

A Sala de Projeção Municipal tem capacidade para 58 pessoas sentadas e será por ordem de chegada. O endereço é Avenida Sampaio Vidal, 245 (piso superior da Biblioteca Municipal –  entrada pela Av Rio Branco.

As Férias do Pequeno Nicolau” – Sinopse:

Termina o ano letivo. Nicolau (Mathéo Boisselier), seus pais e a avó viajam para o litoral com o objetivo de aproveitar ao máximo o verão. Na praia o menino faz novos amigos e conhece uma garota, Isabelle (Erja Malatier), que ele acredita ser sua futura esposa..