25 OUT 2016
Fehidro: Marília conclui importante mapeamento

O município de Marília, com verba obtida junto ao governo do Estado pelo prefeito Vinicius Camarinha, através do Fehidro(Fundo Estadual de Recursos Hídricos), está concluindo um amplo e importante estudo na área rural.

Segundo o secretário municipal da Agricultura, Takao Shintaku, o Plano Diretor teve por objetivo levantar os principais problemas encontrados no município no aspecto de erosão, assoreamento de córregos, trechos críticos das estradas e cursos d’água desprotegidos. Através dele também foi possível elaborar mapas temáticos (pedológico, malha viária rural, microbacias hidrográficas, uso e ocupação do solo, declividade, diagnóstico ambiental, prioridades, base, nascentes, classe de capacidade de uso do solo, base com fotografia aérea, estudo hidrológico e hidráulico, hipsometria e processos erosivos).“ O plano visa definir ações a serem executadas, estimativas de custos para solucionar as problemáticas encontradas e a seleção e hierarquização das prioridades nas microbacias hidrográficas do município de Marilia. Após a elaboração do presente estudo, com o levantamento de campo e a análise do material gerado, chegou-se a conclusão ser altamente necessário o estímulo  à conservação de solo. Grande parte das áreas que apresentam algum tipo de processo erosivo, encontra-se com pastagens( 70% do município). Já nas áreas cultivadas, devido a aplicação de práticas conservacionistas pelos produtores, há uma redução ou estagnação dos processos erosivos. É que há proteção do solo dos principais tipos de erosão, a hídrica e a eólica, reduzindo o impacto da chuva sobre o solo, bem como servem de quebra-vento, diminuindo assim a retirada da camada fina do solo”, explicou.

Parcerias são fundamentais

No levantamento, foi levantado que o município de Marília apresenta em torno  de 44%  de sua área de preservação permanente devidamente vegetada. “Desta forma, existe a necessidade de intensificarmos a área de cobertura vegetal. Esse dado é muito importante, pois a presença ou ausência de vegetação natural nas APPs(Áreas de Preservação permanentes) influenciam diretamente nos processos erosivos e no assoreamento dos cursos hídricos”, afirmou.

Segundo Takao, as medidas do plano de ação são de grande importância para o direcionamento das tomadas de decisão. É essencial para o município que as ações sejam implantadas de forma efetiva e integrada, a fim de solucionar os principais problemas ambientais do município e garantir qualidade de vida para a população.

“Com base no levantamento executado, Marília possui informações necessárias que facilitarão a  verba estadual ou federal para executar as devidas melhorias”, finalizou Takao Shintaku.

O Fehidro é responsabilidade da Secretaria Estadual de saneamento e Recursos Hidrícos.