27 JUN 2016
Rio 2016: Tocha Olímpica chega à Marília nesta terça-feira

A Tocha Olímpica chega à Marília, nesta terça-feira (dia 28), às 10h30, procedente de Paraguaçu Paulista. O ponto de partida do trajeto será na Avenida Rio Branco, esquina com a Rua Tupã e o percurso será encerrado na Praça Maria Izabel – ao lado da Basílica São Bento.

“De acordo com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no dia 27 de junho, a Tocha chegará à Presidente Prudente procedente do estado do Mato Grosso do Sul. No dia 28, às 8h30, estará em Paraguaçu Paulista e depois em Marília por volta de 10h30. Queremos aproveitar este momento para convidar a população de Marília e região para prestigiar a passagem da Tocha Olímpica pela cidade. Um evento olímpico como este em nosso país, certamente, será lembrado por várias décadas e por muitas gerações“, afirmou Gastão Pinheiro Júnior, secretário municipal de Esportes e Lazer.

No Brasil, a Tocha Olímpica passará por mais de 300 cidades, carregada por 12 mil condutores em 100 dias. Cada pessoa deve levar a tocha por aproximadamente 250 metros. São 20 mil quilômetros por estradas e 10 mil milhas aéreas no trajeto, até chegar ao Rio de Janeiro em 5 de agosto para abertura das Olimpíadas. A competição irá prosseguir até o dia 21 daquele mês.

O percurso para a passagem da Tocha Olímpica por Marília já está definido pelo Comitê de Recepção: começa na Avenida Rio Branco (próximo do cruzamento com a Rua Tupã); vai até a esquina com a Avenida Santo Antônio e depois sobe até a Rua Prudente de Moraes; daí sobe até a Rua XV de Novembro e segue até a Av. Rio Branco; depois prossegue novamente na avenida e vira até a Rua São Luiz. Em seguida na Rua São Luiz, o percurso vai até a Rua Campos Salles e prossegue até a Avenida Sampaio Vidal, em direção a Rua 9 de Julho. No sentido contrario da Rua 9 de Julho, a passagem da tocha vai até a Rua Ipiranga e é levada ao cruzamento com a Avenida Vicente Ferreira. Depois, na Avenida Vicente Ferreira prossegue até a Rua Goiás, indo até a Av. Pedro de Toledo. O encerramento do trajeto será concluído no cruzamento com a Rua Sergipe.

O presidente da Emdurb, Marco Antônio Alves Miguel, destaca que toda a infraestrutura viária e operacional foi providenciada para garantir o sucesso do evento. “Com o apoio da Polícia Militar, do GAOC (Grupo de Apoio e Orientação à Cidadania), dos Escoteiros e de centenas de voluntários, cuidaremos da segurança dos condutores da Tocha Olímpica e também dos pedestres que acompanharem a sua passagem. Já definimos que nas ruas e avenidas escolhidas para o percurso, o estacionamento de veículos fica proibido da zero hora até o meio dia, na data de 28 de junho. Por isso, pedimos a compreensão e a colaboração da população para a realização deste evento, que é de repercussão mundial”, ressaltou Marco Antônio Miguel.

Prefeito Vinicius destaca a divulgação internacional de Marília com o evento

Feita de alumínio e resina reciclada, a Tocha Olímpica de 2016 pesa pouco mais de 1 kg e tem 63,5 cm de altura quando fechada, e 69 cm quando expandida. O formato triangular dela é feito para representar os três valores olímpicos – respeito, excelência e amizade – enquanto as seções expandidas que parecem flutuar simbolizam o esforço atlético dos competidores.

O prefeito Vinicius Camarinha é um dos entusiasmados com a promoção. “Será uma honra para a nossa cidade fazer parte da história do esporte brasileiro. O Brasil vai sediar pela primeira vez os jogos olímpicos e o revezamento da tocha antecedendo aos jogos, vai destacar Marília para o Brasil e o mundo”, lembrou o prefeito.

Comitê Olímpico Rio 2016 e patrocinadores definem condutores da Tocha em Marília

Confira abaixo a relação com alguns nomes de condutores já definidos pelo Comitê Olímpico Rio 2016 e pelos seus patrocinadores oficiais – Bradesco, Coca-Cola e Nissan – para a passagem da Tocha na cidade de Marília:

Adriana Albuquerque Ricciardi

Ari Eduardo Colletti