29 ABR 2016
I Encontro “Crespas e Cacheadas” acontece neste domingo

A iniciativa é das estudantes Edmara Silva dos Santos, aluna da EE Sylvia Ribeiro de Carvalho, Rayane Roberta Silva Venerando, aluna da EE Antônio Augusto Neto e Ane Caroline Coutinho Pereira, aluna da EE Maria Cecilia Ferraz de Freitas.

O evento conta com apoio da Equipe Marília Afrofest, Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria da Juventude, Pimenta Rosa, Samba Black Brasil, , Instituto Embeleze, Zica Açaí, Dr Cell, Flor de Lótus, Da Diva, Seven Cursos e outros.

Esse será mais um movimento em prol da valorização da beleza negra, um importantíssimo passo para quebrar com as regras da beleza padrão. É um evento de beleza e de cultura que tem como objetivo trabalhar a autoestima de meninas e mulheres negras ou não, que tenham cabelos étnicos ou com a característica de cachos ou crespos, e aprendizado com os cuidados com os cabelos.

Segundo Edmara “a ideia surgiu a partir de uma conversa sobre os cabelos e conhecendo encontros deste tipo que acontecem na Capital, começamos uma pesquisa e decidimos nos reunir. Montamos um grupo em redes sociais onde mais de 130 contatos foram aceitos e então iniciamos diálogos e amadurecemos ainda mais a ideia”.

A programação será com depoimento de meninas que passaram pela transição de cabelos quimicamente tratados para o natural, ou seja, crespos ou cacheados, oficina de turbantes, tranças e dreads com apoio do Afroo mania, bate-papo para esclarecimento de dúvidas, dicas de hidratação capilar e sorteios.

No dia 03 de abril aconteceu o pré encontro que reuniu cerca de 90 pessoas e fortaleceu este primeiro encontro. E no dia 4 participaram do Desfile de 4 de Abril juntamente com o Marília Afrofest.

“Esperamos adesão das crespas e lisas que desejarem estar conosco e convidamos a todos os interessados. Será uma tarde de informação, beleza, preparamos uma programação cultural bem diversificada com Apice Clan, Grupo de Capoeira Marília Brasil, Academia de Dança Baleclau, Ong Umont, de Assis”.  Disse Rayane Venerando.

“Queremos convidar a todos para este I Encontro que tem entrada franca e com certeza esclarecerá muitas dúvidas e incentivará o uso e cuidados com os cabelos afro. Pretendemos fazer deste evento um encontro a cada dois meses”, disse Ane.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefones 99804-5645 ou 99682-1841.