01 ABR 2016
SECRETARIAS
Técnico do Ministério da Saúde qualifica agentes contra o Aedes aegypti

A Prefeitura Municipal de Marília, através da Secretaria da Saúde, promoveu nesta quinta feira mais uma ação de qualificação de profissionais no controle do Aedes aegypti e suas consequências.

Cerca de 250 agentes comunitários de saúde e de controle de zoonoses participaram do treinamento na Unimar(Universidade de Marília), comandado pelo médico veterinário Olavo de Moura Fontoura, técnico do Ministério da Saúde, integrante da Coordenação Nacional contra o mosquito. “Estamos observando que devido ao agravamento das consequências  provocadas pelo mosquito,  a população está se envolvendo cada vez mais nas ações. Marília é um grande exemplo disso. A Prefeitura está estimulando essa mobilização com um plano de trabalho dinâmico. Quanto mais a sociedade estiver mobilizada melhor para todos”, destacou.

O prefeito Vinicius Camarinha fez a abertura do evento destacando o planejamento cumprido em Marília na luta contra o Aedes. “A infestação do mosquito está sob controle graças às ações coordenadas pelo Comitê Marília sem Dengue. Mesmo com um surto nacional da doença, a situação está estável. Não tivemos casos de Febre Chikungunya ou Zika. Isso é resultado do envolvimento de todos. Essa ação vai continuar”, comentou.

O assessor especial da saúde, Danilo Bigeschi, ressaltou que a orientação do técnico do ministério está sendo muito positiva para as futuras ações contra o Aedes. Marília avançou muito nessa questão graças às medidas executadas e ao envolvimento de todos”, afirmou.

O pró-reitor de pós graduação da Unimar, Jefferson Aparecido Dias,  também Procurador da República e dos Direitos do Cidadão,  afirmou que a universidade sempre estará de portas abertas para ações coletivas. “O controle da infestação do Aedes melhorou muito em Marília porque a população está atendendo à convocação para o envolvimento com ações muito importantes. Esse trabalho precisa continuar”, afirmou.

O presidente estadual do Sindicato dos Agentes Comunitários  de Saúde, Irineu Gomes dos Santos, destacou a iniciativa preventiva na luta contra o Aedes e suas doenças. “A qualificação dos funcionários é essencial. A Prefeitura de Marília tem dado ótima retaguarda e agora atendeu à solicitação do sindicato visando a contratação de mais 94 funcionários para essa ação. A população mariliense será a grande beneficiada”, destacou.

Fotos Wilson Ruiz