31 MAR 2016
Museu Histórico abre a Exposição “Museus e Paisagens Culturais de Marília”

O Museu Histórico e Pedagógico de Marília abre neste dia 01 de abril, sexta-feira, às 14h, a exposição “Museus e Paisagens Culturais de Marília”. A mostra tem o  apoio da Comissão de Registros Históricos e faz parte da programação de aniversário do município. A entrada é gratuita.

O Museu é gerido pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Cultura  e nesta exposição retrata diversas e interessantes paisagens como vales, itambés, caminhos de fazendas, bosque, Serra de Avencas, animais e insetos traduzidos em fotos dos seguintes fotógrafos: Eduardo Ringo, Ivan Evangelista, João Batista Almeida Gonçalves, Juliana Fernandes Breda, Luana Santos, Marilena Bassan neto, Paula Silva de Moraes melo, Valter Eugênio Saia, Wilson Ruiz e Wilza Matos Teixeira.

O MUSEU: Nos dois primeiros meses do ano houve trabalho na elaboração do planejamento de atividades internas bem como parcerias com as instituições: Secretaria de Estado da Cultura/SISEM – Sistema Estadual de Museus, Ministério da Cultura/IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus e Exposição do Acervo do Museu.

Esta exposição temática é a primeira das atividades e ações planejadas para este ano. No dia 16 haverá a abertura da 14ª Semana Nacional de Museus; Dia 19 acontece a comemoração do Dia do Índio com apresentação do Grupo de Dança e Coral da Casa do Pequeno Cidadão, presença de indígenas de Avaí e Arco-Íris; em setembro a 10ª Primavera dos Museus (IBRAM); em Outubro, de 10 a 14 ações em Homenagem ao Dia da Criança. Em novembro e dezembro, atividades já propostas para o Dia da Consciência Negra, diversas atividades em parceria com o 3º MARILIA AFROFEST, projeto anual co-realizado pela Secretaria M. da Cultura e Equipe Afrofest.

“Ainda existe possibilidade de realização das Oficinas do SISEM de Conservação Preventiva de Coleções de Fotografias: Catalogação e Acondicionamento, Organização de Reserva Técnica e Expografia geral de nosso acervo”, diz Ricardo Verceloni Martins, Chefe do Museu.

A Exposição “Museus e Paisagens Culturais de Marília” permanece aberta para visitação até o dia 20 de maio, de segunda a sexta-feira no horário das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h. O Museu fica na Avenida Rio Branco, 1383 e o telefone para agendamentos é 3413- 9930.