31 JUL 2014
SECRETARIAS
Exposição “Harmonia das Cores” será aberta nesta quinta (31), no Marília Shopping

Será aberta nesta quinta-feira (dia 31), no Espaço Cultural Marília Shopping, a Exposição Coletiva “Harmonia das Cores”. A mostra é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Cultura e o Marília Shopping, e vai reunir obras, com estilos diferentes, dos artistas José Carlos Coutinho, Miguel Sampaio Souza e Silva e da estreante Alzira Farath.

Artistas Marilienses

Alzira Barbosa Farath, formada em Psicologia, iniciou na arte nos anos 90, quando começou a tratar pessoas com “Mal de Parkinson” e depressão. Teve a ideia de usar a pintura na terapia ocupacional, pegou gosto e ousou pintar quadros maiores. Trabalha com a técnica acrílica sobre tela com um diferencial: não risca, coloca a tinta direto na tela.

José Carlos de Azevedo Coutinho é um artista plástico autodidata, com obras diversas e foco para o realismo, privilegia paisagens e animais. Faz as pinturas em tela por hobby procurando diversificar e aplicar as técnicas que aprendeu. Já participou de diversas exposições coletivas na Galeria Municipal de Artes, como “Retrato de Mulher”, “Tributo a Beleza Negra”, “Marília, através de seus artistas”, entre outras. Também está com obras na Exposição “Grandes Artistas de Marília”, no município de Garça.

Já o artista plástico e arquiteto Miguel Sampaio Souza e Silva, conta que a pintura faz parte de sua vida desde a sua infância, por hobby. Suas obras são sempre voltadas para o homem do campo e suas imersões, seja na zona urbana ou no próprio meio rural, herança de sua formação e observação dos espaços e regiões onde nasceu, cresceu e viu transformar ao longo dos anos. Selecionado em diversos Salõese Bienais Naïfs do Brasil, como na 8ª, 9ª, 10ª e 11ª Bienal realizadas pelo SESC de Piracicaba, considerada a maior mostra de arte naïf da América do Sul. A Bienal de Piracicaba recebeu 726 obras de 363 artistas e selecionou 106 telas e instalações de 81 artistas, de 23 estados brasileiros. Miguel Sampaio foi um dos 22 artistas que conseguiu colocar duas obras na exposição. “A partir da primeira bienal que entrei minha arte evoluiu de fato, adquiriu identidade mais própria, mais minha; gerou mais responsabilidade e valorização”, frisou.

Para Miguel Souza e Silva estar em um meio marcado por grandes nomes do Naïf como Valdomiro e Lourdes de Deus, “que são fantásticos” e poder ser avaliado por júris formados por Oscar D’Ambrosio, Valdeck de Garanhus, Kelly Cecília Teixeira e Antonio Santoro Junior é uma grande oportunidade e reconhecimento de valorização dos trabalhos.

A mostra dos selecionados na 12ª Bienal Naïfs do Brasil ocorre entre 7 de agosto a 30 de novembro de 2014, no Sesc Piracicaba. Nesta edição, a exposição pretende explorar os limites do Sesc com instalações, intervenções e apresentações artísticas pela cidade. Uma série de cursos, palestras e encontros, integrarão a programação da mostra.

Souza e Silva conseguiu também o Primeiro Lugar na categoria Arte Naïf, com suas obras “Colhendo goiabas” e “A hora da viola” no XIV Salão de Artes Plásticas de Cerquilho. Expôs em várias cidades do Estado, entre elas, no I Salão de Arte Contemporânea de São José do Rio Preto, no II Salão de Artes Visuais de Rio Claro, I Salão Nacional de Artes Plásticas de Alphaville, de Barueri, entre outros.

As várias exposições deram ao artista diversas premiações como o 1º Prêmio na I Galeria Senac de Novos Artistas, em 1982 e em 1983; Medalha de Ouro no III Salão de Artes Plásticas de Marília; Menção Honrosa no 1º Salão de Artes Plásticas de Alphaville – Barueri; e a Grande Medalha “Secretaria da Cultura” no V Salão de Artes Plásticas de Marília.

Quem quiser conferir as obras dos marilienses, a mostra permanece aberta a visitação até o dia 17 de agosto, no horário comercial do Marília Shopping, e a entrada é franca.

Mais informações sobre a Exposição “Harmonia das Cores” podem ser obtidas pelo telefone: (14) 3402-6600.

Texto: Assessoria de Imprensa