22 OUT 2019
ETE
Prefeitura finaliza feiras ambientais do projeto social da ETE nas Emefs

No próximo dia 30 de novembro haverá uma grande Feira Ambiental Municipal, no ginásio da avenida Santo Antônio

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, com apoio da Secretaria Municipal da Educação, finalizou no último final de semana (sexta e sábado) a Feira Ambiental do Projeto Social da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).

As feiras tiveram início no dia 13 de setembro e foram realizadas nas 19 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), envolvendo inicialmente os alunos dos quartos anos das unidades escolares, mas diante da importância do tema, praticamente todos os alunos e a comunidade escolar acabaram fazendo parte dos eventos.

Com o encerramento dos eventos nas Emefs, a Prefeitura de Marília vai promover uma grande Feira Ambiental Municipal, que movimentará todas as comunidades escolares da rede municipal, no próximo dia 30 de novembro, no ginásio do CMEEC (Centro Municipal Educacional Esportivo e Cultural) Profª. Neusa Maria Bueno Ruiz Galetti, na avenida Santo Antônio.

Na sexta-feira (18) à tarde, a feira aconteceu na Emef Paulo Freire, na zona sul, onde os alunos confeccionaram maquetes, terrários e cartazes, além do plantio de mudas no Parque do Povo e arrecadação de garrafas PET e de lacres.

Já no sábado (19) pela manhã, o evento foi realizado na Emef Geralda César Vilardi, na zona oeste, que desenvolveu o tema sustentabilidade. A ideia foi despertar a consciência para o tema e esclarecer conceitos como, por exemplo, a diferença entre reciclar e reutilizar.

Na tarde de sábado, a feira foi na Emef Chico Xavier, também na zona oeste, que destacou os seguintes aspectos: consumo excessivo de água, papel e alimentos: conscientizando sobre o desperdício e os impactos no meio ambiente; para onde vai o que jogamos na pia de nossa casa? A ação do homem, o impacto no ambiente, as mudanças de hábitos simples que podem fazer a diferença; Saneamento Básico: o caminho das águas: do rio às casas, das casas para o esgoto, do esgoto para o tratamento, das bacias de tratamento ao rio; e Relação do homem com a natureza: o processo de degradação ambiental das Bacias Hidrográficas de Abastecimento de água da nossa cidade – Questão da mata ciliar dos rios.

Mônica de Vasconcelos, responsável técnica junto à Caixa e coordenadora do Trabalho Social do Esgoto, destacou o encerramento dos eventos. “Concluímos a 1ª etapa do trabalho social com as Feiras Escolares Ambientais desenvolvidas nas 19 Emefs. Todas as feiras foram belíssimas abordando o mesmo tema de formas diferentes e o resultado obtido foi além das expectativas. Só temos a agradecer o empenho dos diretores, coordenadores, professores, crianças, pais e responsáveis. Todos abraçaram o projeto e pelos relatos ouvidos por parte de professores e coordenadores, o conhecimento pela prática já está frutificando e repercutindo não só na escola, mas também nas casas de nossos pequenos ambientalistas.”

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi, elogiou o desenvolvimento do trabalho e agradeceu à parceria do secretário de Educação, Prof. Helter Rogério Bochi, e às supervisoras Rita, Dani e Ana Cláudia pelo empenho e disponibilidade e espera realizar muitos outros projetos em conjunto com a equipe.”

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM e Divulgação

22/10/2019
Prefeitura finaliza feiras ambientais do projeto social da ETE nas Emefs
Fotos da Notícia: Prefeitura finaliza feiras ambientais do projeto social da ETE nas Emefs