02 DEZ 2019
ETE
Feira Municipal Ambiental reúne dezenas de parceiros e diversas atrações para o público

Cerca de 2 mil pessoas passaram pelo ginásio da avenida Santo Antônio durante o último sábado, dia 30

A Feira Municipal Ambiental, promovido pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, através do Setor de Projetos Sociais, com apoio da Secretaria Municipal da Educação, reuniu 30 parceiros e diversas atrações para o público.
Segundo os organizadores do evento, cerca de 2 mil pessoas visitaram a Feira no último sábado, dia 30, no ginásio de esportes Neusa Galetti, na avenida Santo Antônio – o evento aconteceu das 9h30 às 16h30.
A cerimônia de abertura oficial da Feira Municipal Ambiental foi realizada às 10h30 e teve a presença de diversas autoridades,como o prefeito Daniel Alonso; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Selma Regina Mazuqueli Alonso; o presidente da Câmara, vereador Marcos Rezende; o chefe de gabinete da presidência da Câmara, Sandro Espadoto; o gerente de governo da Caixa de Bauru, Guilherme Camargo Ferraz Costa; e os representantes do Senac, Cássia Cristina Queiroz e Larina Odete Mutafei.
Estiveram presentes também vários secretários municipais, entre eles, Wania Lombardi (Assistência e Desenvolvimento Social), Prof. Helter Bochi (Educação), Eduardo Yamamoto (Tecnologia da Informação), André Gomes (Cultura), Nelson Mora (Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico), Vanderlei Dolce (Meio Ambiente e Limpeza Pública), Ricardo Cavichioli Scaglion (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Mônica Regina da Silva (Ipremm) e Ramiro Bonfietti (Adjunto da Fazenda).
O evento, que faz parte do trabalho social da obra da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), com supervisão da Caixa Econômica Federal, reuniu também os principais trabalhos desenvolvidos pelas 19 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), que realizaram suas feiras ambientais no período de 13 de setembro a 19 de outubro.
Além desses trabalhos, os 30 parceiros - Univem, ONG Origem, Life, Dori, Unimar, Replan, Diretoria Regional de Ensino, Cor & Vida, Acim, Apae, Unesp, Vegui, Sesi, Agricultura Familiar, Associação Amor de Mãe, Marilan, Ouvidoria Itinerante, Mulheres Empreendedoras, Fumares, Le Verdon Cafeteira, Projeto Semear, Faip, Daem, Associação de Mulheres Feito a Mão, Juventude Criativa, Universidade Brasil, Coca-Cola FEMSA Brasil, Grupo ZDA (Bel), Tetrapack e Cidade Mirim de Trânsito - levaram seus estandes, oferecendo várias atrações ao público.
A Tetrapack, inclusive, fez a doação de quatro brinquedos, sendo dois jogos de dama gigantes e dois jogos da velha, que ficarão com as secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e Educação.
O prefeito Daniel Alonso agradeceu aos parceiros pelo sucesso do evento. “Agradeço imensamente a participação de cada parceiro com seus estandes. Eles abraçaram esta causa. A obra da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) é um divisor de águas para Marília, pois traz mais saúde e qualidade de vida para a população. Paralelo a isso temos o projeto social, que leva o conhecimento aos nossos jovens. Com a obra, Marília estará entre as poucas cidades que tratam o esgoto e se preocupa com o meio ambiente. Só tenho que parabenizar a todos por essa grande Feira Municipal Ambiental.”
Já o presidente da Câmara, Marcos Rezende, enalteceu a intuição do prefeito Daniel logo no início de sua gestão em retomar e resgatar a chance do sonho do mariliense em ter 100% do esgoto tratado.
“A gestão do prefeito Daniel Alonso está de parabéns pela coragem e determinação em retomar e concluir essa obra nas bacias do Pombo e do Barbosa. E tenho certeza que em 2020 fará também a bacia do Palmital, fazendo com que Marília tenha 100% do seu esgoto tratado. A obra se tornará realidade e com um terço do recurso que era previsto no passado. Por parte da Câmara não faltará apoio dos vereadores responsáveis pelo progresso de nossa cidade. Quem verdadeiramente ama Marília tem que trabalhar para ajudar a cidade”, afirmou Rezende.
A secretária Wania Lombardi lembrou que o projeto social da ETE estava engavetado. “Atrelado à obra da ETE há também o projeto social, que também estava abandonado. A Mônica (de Vasconcelos), do Setor de Projetos Sociais da secretaria, foi a grande responsável pela execução e, através desse projeto, estamos conscientizando a população da importância dessa obra, que realmente muda o patamar de Marília na questão ambiental. Agradeço ao prefeito Daniel Alonso e à Secretaria da Educação por todo apoio nesse grande evento.”
O secretário da Educação, Prof. Helter Bochi, destacou o trabalho realizado também em sala de aula. “Só tenho que agradecer o trabalho de cada professor e professora dentro da escola. Eles se empenharam e as feiras foram um grande sucesso. Hoje todo esse trabalho é coroado com esta grande Feira Municipal Ambiental. O tratamento do esgoto era um anseio de muito tempo da população e o prefeito Daniel realizou esta grande obra, colocando Marília bem à frente da grande maioria dos outros municípios.”

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM

02/12/2019