05 MAI 2017
PARCERIAS
Projeto faz intercâmbio de gerações entre pacientes da USF Altaneira e estudantes

Criado há mais de dez anos na Vila Altaneira (zona leste), o Grupo de Mulheres Renascer descobriu, de forma prática, a relação entre as atividades físicas e a preservação da saúde. Nesta sexta-feira (05), elas participaram da quarta edição de um projeto intergeracional, ou seja, um intercâmbio de gerações. A iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal da Saúde. A realização é do Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família (Nasf) e da Juventude Cristo Rei.

O tema deste ano foi as “brincadeiras, através dos tempos”. Há uma semana, os estudantes fizeram uma visita ao grupo no Centro Comunitário do Altaneira e participaram das atividades orientadas pela educadora física Mayara Martins Pazinato (Nasf Vermelho).

Parece apenas brincadeira, mas a dinâmica conhecida como “dança circular” é preconizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) como atividade integrativa.

Além de exercitar o corpo e conhecer pessoas, as crianças e adolescentes (9 a 12 anos) também fizeram uma viagem no tempo com o tradicional “passa-anel” da época dos avós e ainda foram apresentados a brinquedos artesanais, feitos à mão pelas próprias idosas do grupo.

Mas passada uma semana, nesta sexta-feira (05), foi a vez dos estudantes do Cristo Rei receberam as mulheres dos Grupo Renascer. Momento de descontração e também descoberta para elas, que puderam brincar com jogos eletrônicos e ampliar o contato com a tecnologia.

Ao longo desses quatro anos, muitos jovens passaram por essa experiência e observamos, com os novos participantes, um desejo de aprender, receber e doar. É um trabalho muito prazeroso, porque vemos os resultados”, disse a educadora física Mayara.

A psicóloga Urânia Gomes dos Santos, que coordena o Nasf, disse que o projeto é uma iniciativa bem-sucedida, que vai de encontro aos princípios do núcleo de apoio ao programa Saúde da Família. “Conseguimos, dessa forma, promover a articulação intersetorial e também a integralidade, abordando a população atendida numa visão mais abrangente”, destacou.

Marília conta com 37 equipes do programa Estratégia Saúde da Família, geridos por meio do convênio entre a Prefeitura e a Associação Feminina e Maternidade e Gota de Leite. O Nasf atua no apoio a todas as unidades, com equipe multiprofissional nas diferentes regiões da cidade, simbolizadas por cores.