03 MAI 2016
SECRETARIAS
Prefeitura e AMTU lançam, nesta terça-feira, o sistema de busca “Seu Ônibus On Line”

Passageiro poderá acompanhar em tempo real, o deslocamento dos ônibus na cidade e quanto tempo eles vão demorar para chegar até os pontos de parada desejado

A partir desta terça-feira (3), os passageiros de ônibus coletivos de Marília podem acompanhar em tempo real a posição dos veículos no itinerário da linha, e quanto tempo eles vão demorar para chegar até os pontos de parada desejado. A solenidade para lançamento do sistema de busca de ônibus em tempo real – “Seu Ônibus On Line” – será realizada, às 11 horas, no auditório do gabinete do Executivo (2º andar do Paço Municipal).

A AMTU vai disponibilizar em seu site essa possibilidade pelo serviço “Seu Ônibus On Line”. Uma ferramenta a mais para ajudar o passageiro a se programar. O site já oferecia um sistema de busca com horários e itinerários de todas as linhas e agora vai mostrar na tela onde o veículo está trafegando.

É possível saber o trajeto das linhas, horários, pontos de referência e a previsão de quando o ônibus deve passar em algum trecho do itinerário, além dos prefixos dos veículos em operação. O serviço pode ser acessado pelo passageiro por computador, tablet ou celular, inclusive com a versão móbile, pelo endereço eletrônico: www.amtumarilia.com.br.

Monitoramento por GPS – O lançamento do novo sistema de busca on line em tempo real e com monitoramento por GPS permite acompanhar a circulação dos ônibus, em tempo real nos mapas da cidade, pelo computador, tablet ou smartphone.

Segundo o diretor da AMTU, Alexandre Santiago, o sistema utiliza as coordenadas enviadas pelos equipamentos GPS instalados em todos os ônibus da frota das concessionárias Grande Marília e Sorriso de Marília. “As informações dos veículos são transmitidas via internet 3G ao Centro de Controle Operacional, e cruzadas com os dados cadastrados no sistema – como pontos de ônibus e itinerários – e fornecidos pela gerenciadora do transporte, a Empresa Municipal do Desenvolvimento Urbano de Marília (Emdurb)”, frisou Santiago

Projeto de Modernização – O lançamento do novo serviço de auxílio ao passageiro faz parte do projeto de modernização do sistema de transporte urbano do município, em implantação pela Prefeitura. A proposta começou com a licitação de novas empresas, início das operações em 2013, renovação de toda a frota (somente veículos novos), acessibilidade plena (100% dos veículos adaptados), atualização e ampliação da cobertura através de itinerários mais inteligentes, treinamento e requalificação dos motoristas (cursos constantes), registro e reforço da segurança dos passageiros com o monitoramento por vídeo dos veículos e, agora, o monitoramento em tempo real do tempo de espera em cada ponto de parada na cidade.

“Hoje o mariliense tem veículos novos, itinerários mais adequados, é melhor atendido pelos profissionais, tem melhor segurança por causa das câmeras e agora não vai mais ficar esperando sem necessidade nos pontos. Pode se programar e ver que horas chega o veículo no local desejado. Estas mudanças geraram dúvidas e criticas no começo do projeto de modernização, mas todos já perceberam como o transporte hoje é melhor do que no passado”, finalizou o prefeito Vinicius Camarinha.