13 AGO 2020
PARCERIAS
Prefeitura, em parceria com a Unimed, inaugura Academia ao Ar Livre na praça do Cecap Polon
Equipamento instalado tem o nome de Hermina Occhiali Cataia, pioneira do bairro

Em parceria com a Unimed de Marília, a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, inaugurou na manhã desta quinta-feira, dia 13, a Academia ao Ar Livre “Herminda Occhiali Cataia”, localizada na rua José Cimino, esquina com a rua Mário Borgheti, no Conjunto de Praças Zezinho Magalhães Prado, no bairro Cecap Polon, zona oeste da cidade.
A solenidade de inauguração, que teve transmissão ao vivo pela TV Câmara, reuniu algumas autoridades, como o prefeito Daniel Alonso; a vereadora Profª Daniela, autora do projeto de lei que deu nome à academia; o secretário municipal de Obras Públicas, Hélcio Freire do Carmo; e o diretor administrativo da Emdurb, Vicente Moraes.
A família da homenageada estava representada pelos filhos Antônio Luiz, Nelson José, Maria Cristina, Marta Regina e Maria Sueli; pelos netos Matheus, Gabriel e Daniele; pelas noras Solange, Marli e Fátima; e pelos bisnetos Pedro, Lara e Maria Luíza.
O prefeito Daniel Alonso destacou a homenagem à família Cataia. “Trata-se de uma homenagem bastante justa, pois ‘os Cataias’ são pioneiros desse bairro. Apesar de uma homenagem singela, foi feita com muito carinho e agradeço aos familiares presentes. A dona Herminda e sua família contribuíram muito para o crescimento e desenvolvimento da nossa cidade.”
A vereadora Profª Daniela, que fez o projeto de lei da academia ao ar livre, agradeceu à Prefeitura e à Unimed pela instalação dos equipamentos. “Só tenho que agradecer ao prefeito Daniel, ao secretário Hélcio e à Unimed por essa academia instalada aqui no Cecap Polon. Aproveito também para parabenizar toda a família Cataia, sendo que muitos deles residem aqui e compareceram em grande número nessa cerimônia, que eterniza o nome da dona Herminda nesse local.”
A neta da homenageada, Daniele Cataia Martins, falou em nome da família. “Estamos muito gratos pela homenagem e só tenho que agradecer a todos que participaram dessa inauguração. Obrigado ao prefeito Daniel, à vereadora Daniela, ao secretário Hélcio e a Unimed, que nos proporcionaram essa felicidade para todos nós.”
A moradora Célia Noque Líria, que reside no bairro há 40 anos, agradeceu a benfeitoria. “A gente agradece primeiro a Deus, depois ao prefeito Daniel Alonso e à vereadora Profª. Daniela, que olharam para o nosso bairro. E essa academia é uma homenagem muito justa à família Cataia.”
HOMENAGEADA
Herminda Occhiali Cataia nasceu em 26 de outubro de 1932 em São José do Rio Pardo, sendo filha de José Occhiali e Maria Rosa. Ela mudou-se com seus pais para Marília ainda criança e, em sua adolescência, conheceu Nelson Cataia, com quem se casou em 1952, e foram os primeiros a escolher a residência no bairro Cecap Polon.
“Os Cataias”, como são conhecidos no bairro desde 1969, tiveram dez filhos: Marlene, Maria Sueli, Maria Cristina, Marta Regina, Mara Luciana, Antônio Luiz, Nelson José, Ademir, Carlos e Adilson.
Dona Herminda era do lar e seu esposo trabalhou por 14 anos na Cervejaria Antarctica, porém conciliava suas atividades de construtor nas horas vagas. Sua prática com construção rendeu muito trabalho na região, responsável por muitas casas e, inclusive, contribuiu na construção da Paróquia Maria Mãe. Ela sempre ia com as crianças brincar na praça ou até mesmo sozinha, e gostava de cuidar do lugar. Dona Herminda faleceu aos 84 anos em 10 de fevereiro de 2017.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM