28 JAN 2013
Prefeitura prepara escolas para início das aulas

O anúncio dos investimentos emergenciais, num total de R$ 7,7 milhões, feito pelo prefeito municipal Vinícius Camarinha na última quarta-feira foi bem recebido pela população, principalmente por famílias atingidas por obras anunciadas e não realizadas pelo governo anterior, como é o caso da dona-de-casa Grazieli Lista, moradora no Bairro Aeroporto. Mãe do aluno Gabriel, de 04 anos, da Emei Bem-Me-Quer, Grazieli avaliou como fundamental a realização da reforma da Emei, que está fechada desde julho do ano passado.

“Meu filho estava feliz com a escola, próxima da nossa casa e desde o ano passado foi obrigado a se acostumar com uma escola longe, com o transporte diário, fomos contra a forma com que as crianças foram distribuídas em três unidades (Saci-Pererê, Monteiro Lobato e Roda Pião), aliás, não tínhamos escolha, foi imposto. Foi tudo feito às pressas, a escola até então ficou abandonada. Com a reforma, todos saem ganhando, os alunos, seus familiares e o bairro valorizado”.

Com o início das aulas previsto para o dia 04 de fevereiro, as escolas já estão recebendo equipes de limpeza, capinação e poda das Secretarias do Meio Ambiente e de Serviços Urbanos.

“Estamos trabalhando em conjunto para deixar tudo limpo, seguro e organizado. Os prédios que serão reformados já estão recebendo, após o anúncio do PERC (Programa Emergencial de Recuperação da Cidade) voltado à Educação, a visita dos nossos engenheiros, como é o caso do Berçário Meu Anjo, localizado no Bairro São Miguel e que irá atender 100 alunos, num investimento de R$ 244 mil. Estamos dando andamento às ações do PERC, como por exemplo, a recuperação dos veículos da rede e o processo seletivo para a contratação de 57 novos estagiários, além da renovação do contrato dos 140 que já estão conosco. Os alunos sentirão a diferença, a preocupação do nosso prefeito e desta administração é oferecer um ensino de qualidade, com conforto, por exemplo: com uniforme que padronize, identifique nossos alunos, com transporte seguro e alimentação balanceada e fresca”, disse a secretária da Educação, Fabiana Cruvinel.

Durante esta semana, segundo a secretária, as escolas passarão por uma limpeza geral. No dia 01 de fevereiro, sexta-feira, diretores e coordenadores participarão de uma reunião na Secretaria da Educação e em cada escola os professores também estarão preparando as salas de aula.

“Cada equipe prepara a sua escola para o melhor acolhimento aos nossos alunos”, completou a secretária.

A atribuição das aulas aconteceu em dezembro. São no total 21 mil atendimentos entre alunos dos períodos parciais e integrais e 50 escolas, somando berçários, emeis, emefs e emefeis.

“Já neste início das aulas, vamos começar a distribuição dos uniformes de verão para 19 mil alunos da rede municipal. Desde 2010 as crianças não recebiam uniformes, que significam economia para as famílias, padronização e segurança para as crianças que ficam identificadas. Era um compromisso nosso junto à população e autorizei o início do processo de aquisição dos uniformes de inverno”, disse o prefeito Vinícius Camarinha.

Melhorias emergenciais para a Educação anunciadas pelo prefeito Vinícius Camarinha:

197 estagiários

50 veículos do transporte escolar recuperados

02 veículos para frota da merenda escolar

01 terreno para construção de escola estadual no Distrito de Padre Nóbrega

R$ 95 mil em material didático para início do ano letivo

R$ 50 mil em material de limpeza para o início do ano letivo

R$ 62 mil de material elétrico para manutenção escolar

3 mil colchões para a Educação Infantil

Produtos hortifrutigranjeiros, carne, gás e gêneros alimentícios para a merenda das escolas municipais e estaduais

19 mil uniformes de verão

R$ 15 mil em equipamentos novos para as escolas municipais, como: fogão industrial, forno, geladeira, ventiladores e processador de alimentos