20 JUN 2016
Tocha Olímpica: Ensaio geral para a passagem será na manhã do próximo dia 21

A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEL) – realiza nesta terça-feira (21), às 10h30, um ensaio geral para a cerimônia da passagem da Tocha Olímpica pelas ruas do município de Marília.

Representantes das secretarias municipais de Esportes e Lazer, da Educação, Cultura, Saúde, Administração, Fazenda e Planejamento Econômico, da Emdurb, Polícia Militar e da sociedade civil participaram na última quarta-feira (15), à tarde, no auditório do gabinete (2º andar do Paço Municipal) da segunda reunião do Comitê de Recepção da Tocha Olímpica. O objetivo do encontro foi de definir os últimos detalhes para a organização do evento.

“A passagem da Tocha Olímpica pela nossa cidade é um marco histórico e de grande repercussão mundial. Vamos fazer uma prévia do evento para que, se houver necessidades, sejam feitos os ajustes finais na organização. O horário previsto para a chegada da Tocha Olímpica na nossa cidade é às 10h30. A sua passagem deve ocorrer com aproximadamente uma hora de percurso. Para o encerramento, estamos preparando apresentações artísticas, culturais e esportivas”, destaca Gastão Pinheiro Júnior, secretário municipal de Esportes e Lazer.

O trajeto para a passagem da Tocha Olímpica pela cidade já está definido pelo Comitê de Recepção: começa na Avenida Rio Branco (próximo do cruzamento com a Rua Tupã); vai até a esquina com a Avenida Santo Antônio e depois sobe até a Rua Prudente de Moraes; daí sobe até a Rua XV de Novembro e segue até a Av. Rio Branco; depois prossegue novamente na avenida e vira até a Rua São Luiz. Em seguida na Rua São Luiz, o percurso vai até a Rua Campos Salles e prossegue até a Avenida Sampaio Vidal, em direção a Rua 9 de Julho. No sentido contrario da Rua 9 de Julho, a passagem da tocha vai até a Rua Ipiranga e é levada ao cruzamento com a Avenida Vicente Ferreira. Depois, na Avenida Vicente Ferreira prossegue até a Rua Goiás, indo até a Av. Pedro de Toledo. O encerramento do trajeto será concluído no cruzamento com a Rua Sergipe.

Infraestrutura viária e operacional – O presidente da Emdurb, Marco Antônio Alves Miguel, ressalta que toda a infraestrutura viária e operacional está sendo providenciada para garantir o sucesso do evento. “Com o apoio da Polícia Militar e do GAOC (Grupo de Apoio e Orientação à Cidadania), cuidaremos da segurança dos condutores da Tocha Olímpica e também dos pedestres que acompanharem a sua passagem. Já definimos que nas ruas e avenidas escolhidas para o percurso, o estacionamento de veículos ficará proibido da zero hora até o meio dia, na data de 28 de junho”, ressaltou Marco Antônio Miguel.

No Brasil, a Tocha Olímpica vai passar por mais de 300 cidades, carregada por 12 mil condutores em 100 dias. Cada pessoa deve levar a tocha por aproximadamente 250 metros. São 20 mil quilômetros por estradas e 10 mil milhas aéreas no trajeto, até chegar ao Rio de Janeiro em 5 de agosto para abertura das olimpíadas. A competição irá prosseguir até o dia 21 daquele mês.