31 MAI 2016
SECRETARIAS
Mais de 10 mil pessoas aplaudiram a apresentação da Esquadrilha da Fumaça

“Um entretenimento ímpar para todas as famílias, é a primeira vez que a minha filhinha está vendo a Esquadrilha da Fumaça, não tem como não gostar. Parabenizo a Prefeitura por proporcionar esse espetáculo para toda a população”, essa afirmação é do segurança Saulo Santos, que esteve com a família no aeroporto, no sábado (28), para a apresentação do EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea), popularmente conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”.

De acordo com a organização do evento mais de 10 mil pessoas acompanharam a apresentação das sete aeronaves da Esquadrilha.

Realizado pela Prefeitura de Marília, através da Secretaria da Cultura, além das demonstrações aéreas, a população que esteve no Aeroporto Estadual de Marília “Frank Miloye Milenkovich”, pode conferir uma grande festa com brinquedos infláveis e camas elásticas, distribuição de pipoca e algodão doce.

“Era um evento muito esperado por todos. Desde o ano passado havíamos solicitado a vinda da Esquadrilha da Fumaça, mas em 2016 a agenda foi aberta no último dia 21 de maio e logo na primeira semana de atividades no ano, fomos contemplados. Uma festa para milhares de pessoas, para famílias inteiras, agradeço ao público que veio aplaudir os membros da Esquadrilha e agradeço ainda aos oficiais, pilotos, mecânicos e assessores que formam o EDA e que fizeram mais feliz a tarde de sábado do mariliense”, destacou o prefeito Vinicius Camarinha.

A Esquadrilha da Fumaça, a segunda mais antiga do mundo, localiza-se na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, no estado de São Paulo. Com mais de 3.700 demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países, o EDA representa para milhares de pessoas a oportunidade de estabelecer contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a Força Aérea Brasileira. A implantação da nova aeronave, mais moderna e compatível com o atual contexto tecnológico, representa o início de uma nova era caracterizada pela inovação e pelo progresso.

No dia 3 de julho de 2015, a Esquadrilha realizou sua estreia com as aeronaves A-29 Super Tucano, mantendo sua tradição e vocação, durante a Cerimônia Militar de Entrega de Espadins da Turma Jaguar na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP.

A demonstração com o A-29 Super Tucano procurou seguir a sequência de manobras que eram realizadas com o avião anterior, o T-27 Tucano, fazendo as adequações necessárias devido ao fato de a aeronave ser mais potente e apresentar maior capacidade operacional.

“Ficamos muito satisfeitos com a apresentação, com a vinda da população que lotou não só o aeroporto, mas as ruas desta região da cidade. É um show que fazia parte das festividades dos 87 anos de Marília, mas foi possível só agora por causa da própria agenda da Esquadrilha da Fumaça. Na verdade, eventos como esse são sempre bem vindos, agora, ou em qualquer período do ano. Valeu muito a pena”, concluiu a secretária da Cultura, Taís Monteiro.

Fotos: Wilson Ruiz