01 JUN 2016
Referência na política habitacional, Marília sedia Forum Social

Marília  sediou nesta terça-feira o 1º Forum Regional de Debates com o tema “Trabalho Social em Habitação de Interesse Social”. O evento foi realizado no Alves Hotel, com organização da Prefeitura Municipal em parceria com Caixa Econômica Federal  e Ministério das Cidades.

Segundo a Supervisora de Habitação da Caixa Federal, Cássia Maria da Silva Rodrigues, a moradia é essencial para uma melhor qualidade de vida em conjunto com as áreas de educação, saúde, social e planejamento urbano. “Marília é uma parceira estratégica da Caixa em empreendimentos habitacionais e o Residencial São Bento, para renda familiar até R$ 1.600 é modelo, já que os  apartamentos  serão entregues com Posto de Saúde da Família (PSF) e Cras (Centro Referência de Assistência Social) como suporte aos novos moradores”, comentou.

O maior programa habitacional de Marília

Depois da entrega de 500 casas do conjunto “Marina Moretti” no início do seu mandato em 2013, o prefeito Vinicius Camarinha classifica o programa habitacional do seu governo como o maior da história de Marília.

O Residencial São Bento deverá ser entregue em junho. Também estão em construção 1.400 casas do Residencial Vida Nova Maracá I, 832 do Maracá II e mais 1.032 casas do Residencial Montana, todas em Padre Nóbrega, para faixa de renda familiar entre R$ 1.400 e R$ 6.500.  Houve com isso a desativação de quatro favelas, beneficiando cerca de 1.000 pessoas:  Linhão (bairro Santa Antonieta),  Jânio Quadros, Vila Altaneira.  Todas passaram a morar no núcleo Marina Moretti. Agora serão beneficiadas famílias ocupantes da favela “Risca Faca”, no Jardim Nacional como moradores de áreas públicas no Parque dos Ipês e Vila Hípica.

Atualmente como secretário da Saúde, Hélio Benetti participou do evento desta terça feira como convidado especial.Durante quase três anos e meio na condição de titular da Secretaria de Assistência Social,  foi forte parceiro da política habitacional do município e do programa de desfavelamento. “Nos próximos dias será publicada no Diário Oficial do Município a relação dos aprovados pela Caixa Federal para a ocupação dos apartamentos. Em seguida será feito o sorteio para que cada mutuário saiba qual apartamento irá ocupar. Depois, será definida a data para a entrega oficial das chaves. Esse será o primeiro conjunto a ter um Cras, servindo de modelo para o país sendo destaque também a unidade de saúde”, comentou Benetti.

Neide Leatti, secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, destacou que o Forum teve por objetivo traçar uma meta para a melhor qualidade de vida dos marilienses. “Hoje Marília é referência na política habitacional e social e está servindo de modelo para outros municípios”, afirmou.

A secretária de Planejamento Urbano, Valéria Viana, destacou a importância do debate sobre a melhor qualidade da população. “Com parcerias, quem ganha são os moradores”, afirmou.

Além de participaram, participaram do Fórum representantes de Bauru, Jaú, Lins, Ourinhos, Lençóis Paulista e Tupã.

Fotos Wilson Ruiz