02 JUN 2016
SECRETARIAS
Convênios com governo do Estado beneficiam produção agrícola

O prefeito Vinicius Camarinha participou em São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, da assinatura dos convênios do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – visando incentivar os produtores da  agricultura familiar. “Estamos firmando parceria para a manutenção de estradas rurais e haverá a entrega de um caminhão-baú à Cooperativa dos Produtores  de Hortifruti de Marília (Coophomar) para o transporte da produção. O caminhão está avaliado em R$ 190 mil. Estivemos acompanhados pela diretoria da Cooperativa e outra vez fomos muito bem recebidos  pelo governador Geraldo Alckmin e pelo vice, Márcio França”, explicou o prefeito Vinicius.

Ele destaca que o veículo vai baratear o transporte da produção dos agricultores familiares fortalecendo a cooperativa. Já o convênio das estradas rurais possibilitará, além da recuperação das estradas, a conservação do solo criando  condições ao produtor para escoar sua produção com mais segurança.

O governador Geraldo Alckmin confirmou um investimento de cerca de R$ 60 milhões no Desenvolvimento Rural. “É um grande ganho na qualidade de vida da nossa população rural, porque atende a agricultura familiar, valorizando os pequenos agricultores. Então, o termo de compromisso permite a redução de custo e melhora a qualidade do produto, agregando o valor ao produto final”, disse o governador..

Cooperativa ganha nova estrutura

A Agricultura familiar é responsável por cerca de 70% dos alimentos produzidos no Brasil, constituindo a base econômica de 90% dos municípios brasileiros. Pelas regras do Ministério da Agricultura tem por base quatro itens: o produtor não pode ter área superior a 54 hectares; no máximo dois empregados efetivos; renda anual até R$ 500 mil/ano e 70% dos produtos consumidos para a sobrevivência precisam ser oriundos da atividade agrícola.

O gerente regional do Ceasa de Marília, Odracir Capponi, destacou que a cooperativa ao ser beneficiada pelo governo do Estado proporciona a estruturação visando a diminuição de custos. “ É preciso cada vez mais incentivar a agricultura familiar no município. No dia 15 de julho, iremos realizar o seminário para incentivar a fruticultura na nossa região, já que importamos muitos tipos de frutas”, comentou.

Manutenção  de pontes e estradas rurais

Fotos Wilson Ruiz