14 MAR 2016
SECRETARIAS
Balanço: Levantamento confirma fase positiva e avanço no número de novas empresas em Marília

Dados foram divulgados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e indicam que, apesar da grave crise econômica, a cidade vem atraindo, em 2016, uma boa média de novos estabelecimentos

Marília registrou, nos dois primeiros meses deste ano, a abertura de 600 novas empresas. Em comparação com o mesmo período de 2015, houve um aumento de 16,28% Os dados constam do balanço divulgado, nesta semana, pela Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo. Em janeiro e fevereiro deste ano, foram investidos mais de R$ 2,3 milhões pela classe empresarial no município.

“Apesar da grave crise econômica que o país vem enfrentando nos últimos meses, a nossa cidade tem obtido uma boa média mensal de investimentos. Consequentemente, o município está conseguindo manter bons índices de geração de renda”, destacou Cássio Luiz Pinto Júnior, secretário municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Do total de empresas abertas em 2016, segundo os dados do Centro de Pesquisa e Informação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, 519 são MEIs (Microempreendedores Individuais) e as outras 81 representam estabelecimentos de diversas naturezas jurídicas (Eireli – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada; sociedade limitada, entre outras).

“Temos observado uma readequação neste cenário, com uma transição na escolha da natureza jurídica dos estabelecimentos comerciais, principalmente com o crescimento nos registros de MEIs. Outro detalhe importante é a expansão do número de franquias na cidade – especialmente nos setores de alimentação e vestuário. Este balanço é bastante positivo, se considerarmos a atual conjuntura econômica do país – que vem fechando indústrias e aumentando a taxa de desemprego”, ressaltou o secretário Cássio Luiz.

Em relação à divisão geográfica, as 600 novas empresas se instalaram nas seguintes regiões da cidade: 22,5% na zona Norte; 18% na área central; 17,5% na zona Sul; 17% na região Leste e 16% na zona Oeste.

“Constatamos outro fator positivo no início deste ano, que é uma descentralização das preferências pelos locais dos novos estabelecimentos comerciais. A região Norte conseguiu ultrapassar a área central no interesse da classe empresarial, além de verificarmos uma distribuição uniforme da abertura das novas empresas pelas demais regiões da cidade”, frisou o secretário.

Portal Inova Marília – Segundo a Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, a adoção de novas medidas pela atual administração – como o lançamento do Portal Inova Marília – tem aumentado ainda mais o interesse pelo município.

“Marília vive um ambiente favorável, com vários investimentos sendo promovidos em infraestrutura na cidade pelo governo municipal. Já tivemos, no início deste ano, algumas consultas pelo Portal Inova Marília sobre o potencial do município. Entre elas, podemos destacar o interesse de uma grande empresa do ramo ótico que atua em nível nacional”, frisou Cássio Pinto Júnior.

“Graças aos investimentos que estamos promovendo na área do desenvolvimento econômico, com a nova lei de redução de impostos – sancionada recentemente – e com o projeto de criação do Parque Tecnológico, a tendência é que estes dados melhorem ainda mais nos próximos meses”, finalizou o prefeito Vinicius Camarinha.

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Wilson Ruiz