19 ABR 2016
SECRETARIAS
População comemora a vinda de cursos do Via Rápida Emprego

“O meu sonho agora é poder abrir uma pequena fábrica, gerar empregos e ajudar o meu marido nas despesas de casa. É uma oportunidade muito boa”, com esta afirmação a dona de casa, Kátia da Silva agradeceu ao prefeito Vinicius Camarinha a conquista do programa Via Rápida Emprego, que está na cidade para a qualificação da mão de obra mariliense.

Com quatro carretas montadas na zona sul, próximo aos prédios da CDHU, em frente ao Clube dos Bancários; na zona norte, em frente da UPA e no centro da cidade, ao lado do Espaço Cultural, na avenida Sampaio Vidal, o programa é uma realização do governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) e em parceria com a Prefeitura Municipal.

Nesta segunda-feira (18), o prefeito Vinicius Camarinha esteve nas quatro carretas e conversou com professores e alunos dos cursos do Via Rápida Emprego.

“É uma boa receita para fazermos o enfrentamento da crise. São cursos que vêm de encontro com a realidade de Marília, voltados aos segmentos industriais e comerciais da cidade. Com isso, as pessoas melhoram seu currículo na busca de uma vaga no mercado de trabalho. São no total 240 pessoas que estão participando dessa oportunidade única. Agradeço ao governador Geraldo Alckmin e ao vice-governador Márcio França, que também é o titular da SDECTI que possibilitaram um fato inédito, inclusive, a vinda simultânea de quatro carretas para uma única cidade, isso jamais tinha acontecido”, destacou Vinicius.

As aulas do programa Via Rápida de qualificação profissional estão ocorrendo em três períodos com turma média de 20 alunos por horário.

Os cursos oferecidos são os de garçon, camareira, bartender, corte e costura, assistente de cabelereira, manicure e maquiagem bem como de panificação.

A exigência principal é estar desempregado. Os cursos terão duração média de 20 dias, com a devida aprovação pelo Ministério da Educação.

As carretas estão em cada região da cidade. A que está qualificando  garçons, bartender  e camareiras está na praça do Clube dos Bancários. Também na zona sul, nos apartamentos da CDHU, está havendo a preparação para assistente de cabeleireira, manicure e maquiagem. No Santa Antonieta,  de corte e costura e no centro, panificação.

“Foi muito bom conversar com os alunos e ver que a conquista veio em boa hora e está atendendo realmente pessoas que estão desempregadas e precisando retomar sua vida profissional”, ressaltou o chefe do Executivo.

O programa em Marília é coordenado pela Secretaria da Assistência Social e o secretário Hélio Benetti acompanhou o prefeito na visita ao Via Rápida Emprego. “As pessoas que estão participando foram classificadas pelo governo estadual, mas queremos trazer novamente essa oportunidade no segundo semestre de 2016 para atingir um número maior de beneficiados. De repente, oferecendo cursos através dos nossos técnicos ou instrutores da Secretaria da Assistência, cursos como de pizzaiolo ou preparo de docinhos de festa. É motivo de alegria receber essa novidade do governo do Estado e levar essa conquista às pessoas de maior vulnerabilidade, aos moradores que necessitam de um preparo maior para o ingresso ou a recolocação no mercado de trabalho”, disse Hélio.

A mestre em Hospitalidade do Centro Paula Souza e coordenadora do curso, Marina Gimenez elogiou a participação da população mariliense. “É muito importante oferecer estudo e esse é nosso objetivo, destaco ainda a valorização do município de Marília, afinal, a comunidade está contando com quatro carretas de uma única vez, é uma grande oportunidade”.

A instrutora do curso de corte e costura, Vera Lucia Zaneta Gonçalves, disse ter ficado impressionada com o interesse das alunas. “De cara elas vão aprender a costurar uma camisa, uma camiseta e um short”, afirmou.

Fotos: Wilson Ruiz