31 MAR 2016
SECRETARIAS
Prefeitura repõe kits de saúde bucal para 18 mil alunos da educação

Realizada na manhã desta quarta feira na Emef Edméa Sola a abertura oficial do 17º “Sorria Marília”. Durante a semana serão realizadas diversas atividades educacionais e motivacionais em todas as Emeis, Emefs e Unidades de Saúde do município como exposições, teatros, danças, palestras e outras atividades.

O prefeito Vinicius Camarinha ressaltou a parceria entre as secretarias da saúde e educação nesse programa modelo. “No ano de 2015, todas as escolas da Rede Municipal receberam o Kit de Saúde Bucal. São kits para 18 mil alunos da rede municipal  compostos por creme dental fluoretado, porta escova e duas escovas dentais para uso na escola. Este ano, houve mais uma inovação  no Kit. A Prefeitura está fornecendo a cada aluno uma escova dental para ser levada para casa, visando garantir a continuidade do hábito de escovação desenvolvido na escola”, destacou o prefeito Vinicius Camarinha.

A secretária da Educação, Fátima Gatti, afirmou que o resultado tem sido excelente, inclusive no cuidado das crianças com os kits. “A parceria com a saúde está dando ótimo resultado. Primeiramente temos a ação preventiva e se houver a necessidade, são 65 dentistas que atuam na rede escolar”, afirmou.

O secretário da saúde , Danilo Bigeschi, destaca que Marília tem sido premiada pelos Conselhos Federal e Estadual de Odontologia pela ação de saúde bucal. É o Prêmio Brasil Sorridente. Esse trabalho coletivo tem proporcionado esse resultado”, afirmou.

O dentista Claudio César de Rossi, coordenador regional de saúde bucal, entregou ao prefeito Vinicius Camarinha o resultado do levantamento realizado nas escolas com crianças entre cinco e doze anos bem como nos domicílios em adolescentes e idosos. “Em Marília os dados são excelentes e agora com base nesses números será feito o planejamento preventivo e curativo utilizando-se as redes de saúde e educação. Sempre é possível melhorar”, afirmou.

Durante o evento houve uma homenagem a toda a equipe do Programa de Saúde Bucal do município.

Fotos Wilson Ruiz